Ensinamentos de 6 grandes mulheres do Antigo Testamento da Bíblia

Há mulheres marcantes do livro sagrado que é a Bíblia. O seu exemplo pode ajudar-nos a construir o nosso quotidiano, porque foram mulheres que souberam descobrir o sentido da sua existência como uma missão dada por Deus.

Rebeca

Era uma mulher muito bonita. Mas não se preocupava apenas com a aparência, ela tinha boas qualidades e, sobretudo, praticava a hospitalidade. Por esta virtude, entrou a fazer parte do povo de Israel, o povo do Senhor (Ler Génesis 24)

Principais virtudes
Era uma mulher determinada e decente. A sua família não era pobre, pois tinham funcionários, mas isso não a fazia mimada ou tratada como uma princesa. Ela era esforçada e trabalhava muito. Como muitas mulheres da época, realizava serviços pesados, como buscar água para a família.

Características
 Quando um estrangeiro lhe pediu um pouco de água para matar a a sede, ofereceu-se também para dar de beber aos seus dez camelos. Ora, um camelo pode beber mais  de 95 litros de água. Se os dez camelos estivessem com muita sede, Rebeca teria horas de trabalho pela frente. 
• Ela também colocou à disposição a erva que tinham em casa para alimentar os animais, e, com isso, convidou aquele ancião a hospedar-se em casa dos seus pais.

Ser como Rebeca
Ela é exemplo de generosidade - numa sociedade atual que privilegia o  egoísmo; e é modelo de hospitalidade. Também Aquele ancião era nada mais nada menos que Abraão. E ela, percebendo o dedo de Deus naqueles acontecimentos recentes, decidiu deixar as casa paterna e casar com Isaac, filho de Abraão.

Sara
Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada. 

Principais virtudes 
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi. 

Características
• Dedicada: o filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
• Fiel a Deus: Sara não  desistia fácil das promessas  de Deus e procurava fazer as vontades dele.
• Alegre: ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer. 

Ser como Sara

Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.

Débora
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como “mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Ler na Bíblia Juízes 4, 4-16). 

Principais virtudes 
Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus. 

Características 
• Líder: ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
• Estrategista: Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
• Conselheira: era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas. 

Ser como Débora
Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.

Ester
Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela. (Ler na Bíblia Ester)

Principais virtudes
Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo. 

Características
• Sábia: diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
• Destemida: não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
• Humilde: em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros. 

Ser como Ester
Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.

Rute

Ela era casada com o hebreu Malom e dava-se muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, apegou-se muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute. 

Principais virtudes
A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra: «Onde tu fores, eu irei contigo e onde pernoitares, aí ficarei; o teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus» (Rute 1, 16).

Características 
• Amiga: Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
• Responsável: Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
• Confiável: Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso. 

Ser como Rute 
Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho, casamento e família.

Tamar

A sua história é muito triste (Ler Segundo livro de Samuel 13). Ela é filha do rei David, irmã de Absalão. É violada e humilhada, e acaba os seus dias desolada na casa do seu irmão.

Principais virtudes
A pureza. Ela é uma filha virgem do rei, que não vive uma vida desregrada e devassa. E veste-se com modéstia. Também é obediente e serviçal, dispondo-se a cuidar do seu irmão doente.

Características
• Quando o irmão consegue fizar a sós com ela e a assedia, ela nega-lhe os intentos, chamando-o à razão: «Não, meu irmão!» E baseou-se nao nos seus desejos ou gostos. O importante não era se ela gostava, ou não; se ela queria, ou não. O importante era o que era certo e o que não o era.

Ser como Tamar
Somos ensinados pela sociedade que o critério mais importante para avaliar qualquer ação é o nosso desejo, o nosso estado emocional, os nossos gostos. Tamar lembra-nos que devemos avaliar tudo pela Lei de Deus; quem age conforme esta Lei é sábio, e quem despreza esta Lei, entrega-se à imbecilidade.


Comentários

  1. Excelente...ainda hoje elas estão no nosso meio..mulheres que desbravam como os apóstolos..pagam preço como os discípulos..e nos ainda queremos mantém as anônimas..JÓ 22-30

    ResponderEliminar
  2. Amei gostaria de ler mais sobre este assunto??? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Mulheres maravilhosa. Gostaria de saber as mulheres bibélicas do Novo Testamento

    ResponderEliminar
  4. Como é edificante essas historia.

    ResponderEliminar
  5. maravilhoso conhecimento aprendizagem e dispertaçaõ au nosso cotidiano

    ResponderEliminar

Enviar um comentário