Quem sou Eu? Quem é Jesus Cristo para mim? - comentário ao Evangelho

Jesus mostra quem Ele é - no fundo quem é Deus - e o que faz, privilegiando o contacto com as multidões.

Todavia, não quer admiradores. Tampouco quer andar rodeado de jornalistas, ou de gente como papagaios.

Por isso, neste domingo, quando O escutamos a perguntar aos discípulos o que diz o povo acerca Dele, percebemos que quer ouvir respostas pessoais e não decoradas: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»

E vós, quem dizeis que Eu sou?
Por outras palavras, Jesus quer saber: «Que importância tenho para ti? Que lugar ocupo no teu coração? É diferente a tua vida por Me conheceres? Por Me considerardes amigo?»

A resposta dada pelo Evangelho
És «JESUS»
“Jesus” significa, em hebraico, «o Senhor salva». S. Mateus, a propósito do nome de Jesus, escreve: salvará o povo dos seus pecados (Mt 1, 21). É um nome próprio que indica também a missão. Este nome foi comunicado pelo anjo Gabriel a Nossa Senhora, no momento da anunciação. O nome “Jesus” quer dizer que, n’Ele, Deus está presente para salvar toda a humanidade.

És «CRISTO»
Cristo é uma palavra grega, que significa o mesmo que o hebraico Messias: «Ungido», porque se ungiam com azeite os eleitos para guiar o povo. E a unção era sinal da força de Deus com que o eleito era fortalecido para cumprir a missão a que era chamado. Hoje, este rito faz-se no Batismo, no Crisma e na Ordenação sacerdotal. 
Jesus Cristo é o enviado por Deus, tão esperado, que veio para guiar a humanidade no caminho para o Céu.

És «FILHO DE DEUS VIVO»
Sobretudo, depois da ressurreição, ficou claro para os apóstolos que Deus se manifesta como “Deus vivo” e Deus que dá vida. E Ele ressuscitou Jesus porque este é Seu Filho.
Depois, os apóstolos compreenderam que o Pai que ressuscitou o Filho, também nos vai ressuscitar a nós. Então concluíram, com alegria: Sim, também somos filhos de Deus.

És «SENHOR»
O título “Senhor” pode indicar respeito, entrega e confiança. Por isso, depois da ressurreição, era assim que os cristãos exprimiam a sua fé e adoração: “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20, 28). 
Este título significa ainda que não há nenhum outro poder e nenhum outro senhor a quem devamos entregar a própria vida, a não ser Jesus, o nosso Senhor. É n’Ele que se concentra toda a história humana (cf GS 10; 45). Por isso, a Igreja, quando olha para o futuro, reza: “Marana tha”. Uma expressão aramaica que em português significa: “Vem, Senhor!” (cf 1 Cor 16, 22 e CIC 446 ss).

o futuro, reza: “Marana tha”. Uma expressão aramaica que em português significa: “Vem, Senhor!” (cf 1 Cor 16, 22 e CIC 446 ss).

Quem sou eu para Jesus
Para perceber quem é e quais são os planos de Jesus Cristo, convém que olhemos para nós mesmos e nos façamos a pergunta: «Conheço-me?...»

1. Quais são as minhas qualidades? É importante começar pela positiva.

2. Quais são os meus sonhos? O que gostaria de ser ou de ter?

3. Como é que me sinto?


É que, habitualmente, a opinião que temos do nosso próximo depende daquilo que identificamos nele em sintonia com o que somos e desejamos.

Inspirado em www.abcdacatequese.com

Comentários

  1. Perfeito muito bem explicado --- Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus..
    ... se me permitir gostaria de deixar esta sugestão http://www.revelacoesapocalipse.com.br/em-busca-da-vida-eterna-em-cristo-jesus/

    ResponderEliminar
  2. Sou Cristão para mim Jesus Cristo é Deus Filho.A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Ou Seja Jesus é Yavé Deus

    ResponderEliminar

Enviar um comentário