3 dicas para uma boa conexão entre pais e filhos, entre amigos, colegas, patrões e operários, etc.


O que fortalece os laços entre pais e filhos, e entre pessoas na sociedade em geral, é a confiança. E a confiança estabelece-se pelo conhecimento: «Conheço o que pensas, dizes e fazes, sei quem tu és, por isso confio em ti e saberei dar testemunho de ti ou defender-te em caso de boatos ou acusações falsas.»

Javier Fiz, psicólogo, colaborador de Aleteia, sugere três atitudes que contribuem para o bom entrelaçamento nas famílias e nas relações sociais:

Observar para conhecer: Não se trata apenas de ver o que as outras pessoas fazem, mas entender o que querem dizer com o que fazem. O comportamento diz muito acerca dos pensamentos e sentimentos de quem os faz.

Escutar: Significa prestar atenção aos que os outros dizem com palavras, expressões, gestos e estados de ânimo. Isso requer que, numa conversa, não se usem apenas os ouvidos, mas também olhemos o rosto e a expressão corporal e, às vezes, também se valorize o toque. Escutar também significa ser capaz de dar opinião e conselhos.

Partilhar momentos: É importante fazer coisas juntos; cooperar nas tarefas domésticas; estar a par das atividades escolares e/ou do emprego; viver o tempo livre e de festa em conjunto; marcar presença nos momentos principais da vida. Quando se partilha momentos, desenvolve-se o sentimento de pertença e de corresponsabilidade.

Os 9 pilares de qualquer relacionamento

1. Amor

2. Autenticidade

3. Escala de valores

4. Comunicação

5. Respeito

6. Convivência

7. Liberdade

8. Sonhos e projetos partilhados

9. Fidelidade

Comentários