Dicas de como promover a responsabilidade e consciência social no seu filho, por idades, dos 5 aos 11 anos
Dicas de como promover a responsabilidade e consciência social no seu filho – entre os 5 e os 10 anos
Entre os 4 e 5 anos é esperado que as crianças consigam: arrumar a cama, por a roupa na máquina, guardar a roupa, ajudar a pôr a mesa, limpar o pó, regar as plantas, incentivar a pequenos atos generosos em casa, como agradecer, partilhar e ajudar nas tarefas que contribuem para o bem estar de todos.
Entre os 6 e 8 anos é esperado que as crianças consigam: Lavar a loiça, pôr e levantar a mesa, varrer, aspirar, guardar as compras, pendurar a roupa no estendal, voluntariar-se para ajudar na escola.
Entre os 9 e 11 anos: Preparar lanches rápidos, limpar os móveis, ajudar a fazer o jantar, guardar a loiça, fazer a lista de supermercado, ajudar um adulto que precise ajuda
Ao nível emocional
Entre os 4 e 5 anos a criança vai imitar o que fizer e é importante demonstrar generosidade: Explicando as decisões generosas que vai tomando, por exemplo "comprei duas cópias do livro e vou dar um deles á tua tia, porque ela me disse que também gostava muito". Agradecer, sorrir, dar passagem, ajudar alguém que esteja a precisar e até, promovendo comportamentos menos egoístas "hoje vamos fazer gelado, o teu amigo joão adora gelado, vamos convida-lo para vir cá comer a sobremesa?”
Elogiar sempre que a criança tem uma demonstração generosa "foste muito generoso em partilhar o brinquedo com o teu irmão"
Ao nível de generosidade na comunidade: a melhor forma de a transmitir e viver, é sem dúvida através de voluntariado. Existem muitos grupos de voluntariado de famílias nas freguesias. Inscrevam-se, passem tempo de qualidade em família e contribuam para o bem-estar da sua comunidade.
Entre os 6 e 8 anos: Nesta fase a criança deve entender que generosidade é mais que partilhar os seus brinquedos.
É durante este período que as crianças começam a desenvolver empatia e a ter a capacidade de se colocar no lugar dos outros, por isto, a exigência em relação à forma como ajudam quem está a precisar de ajuda, como se preocupam como o amigo que está triste pode sem aumentada.
Entre os 9 e 11 anos: A dica para promover a generosidade nestas idades é uma regra de 3 simples:
1 - Faça você mesmo: a criança vai tender a imitar
2 - Fale sobre isso: importante falar sobre atos generosos e debatendo em diversos momentos
3 - Encoraje e dê reforço positivo sempre que haja um ato generoso.
Boas praticas, mas cuidado com extremismos, não deixemos que as nossas crianças se tornem adultos demasiado cedo.
No Japão o sentido de responsabilidade é tão elevado e intrínseco que as pessoas recorrem "ao melhor lugar do mundo para morrer" (uma floresta na base do Mt Fuji onde vão para cometer suicído e assim tomar responsabilidade sobre as suas vidas e deixar de ter impacto negativo na vida dos outros).
Mais amor por favor.
Maria Palha, psicóloga, em revista VISÃO

Comentários
Enviar um comentário