Ganhámos o hábito de trocar mensagens ao longo do dia, graças às novas tecnologias. Podem ser textos, imagens, músicas, figuras animadas... Com elas, cumprimentamos, perguntamos, fazemos graçolas, damos ou pedimos informações, marcamos encontros, elogiamos...
As mensagens que enviamos ou que recebemos são mais importantes do que possamos imaginar. Elas alimentam com afeto os relacionamentos e dão-lhes dão estabilidade.
De facto, uma ótima maneira de enviar motivação, alegria, entusiasmo aos outros é através das mensagens. É importante fazê-lo, em particular quando é preciso compensar momentos, atitudes ou experiências 'menos boas'.
Estes seis tipos de mensagem são algumas das que deveríamos enviar todos os dias a quem gostamos:
1. Elogios
Enviar e receber mensagens com elogios aumenta a auto-estima. Destaque-se uma característica ou um gesto que tenha sido importante ou simpático para demonstrar o quão importante é estar ao lado dessa pessoa ou contar com ela.
Exemplos: «És fantástico(a)!»; «Adoro o teu sorriso.»; «És uma cozinheira fantástica»; «Adoro a tua companhia».
2. Agradecimentos
Agradecer pequenos gestos revela um coração generoso, grato, alegre.
Quando recebemos um presente, uma delicadeza, é natural que agradeçamos a quem nos agraciou, retribuindo com uma oferta ou com um «obrigado(a)».
3. Boas memórias
Trata-se de pôr em prática a expressão «recordar é viver». Isto é, enviar uma mensagem com coisas vividas juntos, independentemente de celebrar uma data ou não.
Estas são apenas algumas ideias: «Não tens saudades dos passeios que demos?”, “Lembras-te do restaurante onde fomos no mês passado? Foi ótimo, não foi? Devíamos ir jantar fora mais vezes», «Ontem não estava com vontade de ir ao cinema, mas ainda bem que tiveste a ideia e insististe»; «Encontrei um CD com as músicas que costumávamos ouvir»...
4. Anunciar novidades
Porque não estamos sempre juntos, há acontecimentos que os outros só poderão conhecer se os contarmos.
Alguns exemplos: «Hoje recebi um elogio do professor.»; «Acabei de ouvir uma conversa surreal.»; «Olha o que o nosso Patudo fez!»
5. Perguntas curiosas
Às vezes, o dia da outra pessoa pode transformar-se quando é obrigada a pensar. Esse pode ser o contributo de perguntas curiosas, como por exemplo:
«Se tivesses de escrever uma coisa que realmente faz o teu dia feliz, o que seria?»; «o que pretendes fazer no fim de semana?»; «Já pensaste no nome que dará ao teu invento? (ou «ao teu trabalho?» Ou «aos teus filhos?)»
6. Desejos e bênçãos
Sem ser beatice nem pieguice, uma mensagem com uma oração ou um desejo é sempre motivadora:
«Que cada minuto do teu dia tenha sabedoria, amor, coragem e fé!»
«O dia começou, e grandes Bênçãos Deus nos enviou, então vamos começar o dia a sorrir, pois Deus é a nossa felicidade.»
«Bom dia, Deus; bom dia, Vida, bom dia amor!»

Comentários
Enviar um comentário