7 atitudes de Maria de Nazaré - ou Nossa Senhora - para serem imitadas

Maria, esposa de José é Mãe de Jesus porque disse «Sim» a Deus quando a chamou a ser Mãe do Seu Filho. Ela é nosso modelo perfeito de disponibilidade ao plano de Deus e de fidelidade no caminho da santidade.

Jesus, antes de voltar para Deus, Seu Pai e nosso Pai, deixou-nos Maria como nossa Mãe. Nós somos de Maria e queremos ser como Ela!

Por isso, essa lista vem ajudar-nos a colocar como meta as atitudes ensinadas pela nossa Mãe para nos aproximarmos do seu filho Jesus.

1. Silêncio interior
Maria conseguiu receber em paz e compreender a mensagem do anjo graças ao diálogo com Deus que já acontecia no seu coração. Maria estava acostumada a meditar os textos sagrados, a ouvir a Palavra do Senhor.
Aprendamos com Ela a viver em silêncio interior para ouvir o que Deus nos tem a dizer em cada momento do dia a dia. E não são censuras, nem leis, mas propostas de felicidade.

2. Escuta atenta
Maria escuta o anjo com respeito. Não pensa em si mesma, nem no que tem de fazer, nem nas coisas tem de deixar de fazer para ser a Mãe de Jesus. Ela dispõe-se, disponibiliza-se, deixa que as palavras do anjo a toquem.
Aprendamos com Ela a dispor-nos e a disponibilizar-nos para fazer o que Deus nos pede. E o anjo pode ser um amigo que nos pede um conselho, uma reportagem na comunicação social que nos toca, um desejo que nasce do nosso íntimo...

3. Acolhimento generoso
Depois de escutar Deus, Maria acolhe. E as palavras dão fruto no seu interior.
Aprendamos com Ela a dar valor à Palavra de Deus, de modo que ela se concretize na nossa vida e ao nosso redor.

4. Busca pela vontade de Deus
Esta é a atitude que leva Maria a perguntar ao anjo sobre o sentido profundo das suas palavras: «Como será isso, se não conheço homem algum?» A pergunta não vem da dúvida, mas da vontade de conhecer melhor a vontade de Deus, para poder descobrir a profundidade da sua missão, para responder com a maior fidelidade e generosidade possíveis.
Aprendamos com Ela a ter atitudes de amigo para com Deus, a consultá-Lo para pedir conselhos e ajuda.

5. Disponibilidade
Maria está disposta a fazer o que Deus lhe pedir. Esta é a atitude de um coração que se educou para dizer “sim” em cada pequena coisa, para pensar primeiro nos outros do que em si mesmo. 
Aprendamos com Ela a abertura e generosidade sem medidas, por amor a Deus e ao próximo.

6. Confiança em Deus e em suas promessas
Desde pequena, Maria meditou nas promessas de Deus ao povo de Israel. Ela conhece-se e sabe que Ele sempre foi fiel, apesar da fraqueza do povo. A Sua confiança não é cega, está baseada nas ações de Deus.
Aprendamos com Ela a confiar nos planos de Deus e a reconhecê-Lo presente, não como quem evita o mal, o sofrimento, a morte, porque isso faz parte da natureza das coisas criadas, mas como quem faz ver que o mal, o sofrimento, a morte não têm a última palavra, mas sim o bem.

7. Coragem
Maria não teme a missão que Deus lhe dá. Ela cumpre com valentia o plano de Deus. Por isso, também pode dar coragem aos apóstolos quando se fecharam no cenáculo com medo dos judeus, depois da morte de Jesus.
Aprendamos com Ela a confiar que Deus pode fazer coisas grandes com a nossa pequenez, quando nós a entregamos totalmente a Ele.

Adaptado de Jeffrey Bruno, em  www.a12.com

Comentários