De que é símbolo o azeite que alimenta as lâmpadas das dez jovens da parábola contada por Jesus «As Dez Virgens»?
«Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: "O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias.".» (Mateus 25, 1-13)
O símbolo do azeite
O azeite que as dez virgens da Parábola contada por Jesus é símbolo dos recursos inspiradores da criatividade, dos desejos generosos em favor do próximo, que estão presentes nas profundezas do coração humano, e que o impulsionam a viver em sintonia com o Noivo (Jesus Cristo) em tudo o que acontece ao seu redor.
O azeite é constituído pelas riquezas do próprio ser, as qualidades originais dadas por Deus, as intuições, os valores... que alimentam o dia a dia da vida...
O azeite é a sabedoria que alimenta a existência.
É preciso acordar
«No meio da noite ouviu-se um grito: eis que chega o noivo! Saí ao seu encontro.»
É urgente a sair do sono da distração que nos ocupa durante muito tempo com aquilo que é acessório, e preocupar-se com aquilo que é essencial.
Os distraídos e descuidados não vão longe; quem anda distraído perde as grandes oportunidades que a vida lhe oferece.
Por isso, ser “sensato” é viver com sentido, atento e desperto às surpresas da vida.
Para quem está desperto, a sua vida interior , a sua sabedoria, a sua experiência de vida, o contributo dos outros - tudo isso que alimenta como o azeite a luz que guia o seu caminho - torna-se uma fonte inesgotável de dinamismo e criatividade.
Serão as sensatas egoístas?
«Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: "Aí vem o esposo; ide ao seu encontro." Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: "Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se." Mas as prudentes responderam: "Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores." Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se.»
As jovens prudentes não partilham o azeite com as imprudentes. Não se trata de egoísmo: é que a lâmpada da vida de cada um não pode arder com o azeite dos outros.
Na verdade, cada pessoa é uma lâmpada. E o Evangelho é o seu azeite.

Comentários
Enviar um comentário