O Evangelho deste XXXI domingo comum (Mateus 23, 1-12) termina com Jesus a dizer: «Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado». Antes, tinha dito: «Vós, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo.»
Curiosamente, segue-se a um texto paralelo, lido ontem (sábado), de Lucas (Lc 14, 1.7-11), com uma imagem muito prática:
«Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição.
Curiosamente, segue-se a um texto paralelo, lido ontem (sábado), de Lucas (Lc 14, 1.7-11), com uma imagem muito prática:
«Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição.
Todos O observavam.
Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola:
"Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu; então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: ‘Dá o lugar a este’; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar. Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: ‘Amigo, sobe mais para cima’; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado".»
Tema 1: ESCOLHER UM LUGAR
Jesus é observador: usa, muitas vezes, o quotidiano para nos fazer compreender as coisas.
Observemos a cena com Ele: os convidados podem escolher o lugar; tomam, espontaneamente, o primeiro lugar.
Hoje, vou estar atento ao lugar que escolho ocupar, na família e no trabalho, numa reunião, numa pausa com os companheiros, nos transportes... Interrogo-me sobre os motivos da minha escolha: amizade, desejo de reconhecimento ou de autoridade, ou outro.
Tema 2: «OS PRIMEIROS SERÃO OS ÚLTIMOS»
Jesus tem qualquer coisa de mais profundo para nos revelar ao usar esta expressão. No Reino de Deus, tudo é alterado: «Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado»; e os lugares são inversos: «Os primeiros serão os últimos.»
Hoje vou ter consciência de que, quando me exalto, torno-me no mais importante; mas quando aceito humilhar-me, deixo que o amor cresça no meu coração.
E rezo: Jesus, dá-me o desejo de me humilhar para ser elevado no amor!
Tema 3: OLHAR PARA O LUGAR QUE JESUS OCUPA
Hoje, vou contemplar Jesus e o lugar que Ele escolheu para si mesmo no meio dos humanos, desde o seu nascimento num estábulo, até à sua morte numa cruz. Charles de Foucauld dizia que Jesus tinha de tal forma escolhido o último lugar que ninguém o poderia tirar. Coloco-me diante da Cruz e, como Santo Inácio nos convida a fazer nos exercícios espirituais, falo com Jesus e pergunto-lhe porque é que ele veio ocupar o último lugar.
Tema 4: VIVER HUMILDEMENTE COMO IRMÃOS
Viver humildemente é respeitar o outro e deixar que tome o seu lugar para que possa ser verdadeiramente ele mesmo.
Hoje vou pensar nisto: o banquete dominical, que é a Eucaristia, à qual somos convidados, dá-nos a oportunidade de nos reunirmos no mesmo espaço e à volta da mesma mesa como filhos do mesmo Pai e, portanto, irmãos, mas onde, de facto, quem está à frente é, normalmente, quem serve a comunidade: padre, acólitos, coro, leitores, catequistas, escuteiros...
Adaptação de Laboratório da fé

Comentários
Enviar um comentário