Sete exercícios mentais que ajudam a preservar e a expandir a memória

Os jogos e as atividades que estimulam o raciocínio são úteis para manter o cérebro ativo. Eles melhoram a capacidade de atenção, a memória, o raciocínio e a linguagem. Esse tipo de atividades ajuda a prevenir e a combater o declínio cognitivo que ocorre invariavelmente com o envelhecimento, e protege contra doenças degenerativas da mente.

1. Jogos mentais (exemplos)
- Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tentar determinar características do grupo, como: quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito; quantas são mulheres e quantos homens; tentar identificar dois penteados iguais.
Outra hipótese é identificar os objetos que decoram a sala, fechar os olhos e tentar enumerá-los.
Ou também de olhos fechados, tentar adivinhar quem está ao telefone ou em que parte da sala está a criança a brincar.
- Ao deslocar-se na rua, fazer jogos com palavras ou letras ou cores:
Ao ouvir uma palavra diferente, pensar em outras cinco começadas com a mesma letra;
Compor palavras com as letras das matrículas;
Escrever a lista de supermercado e fazer as compras sem olhar para ela.

2. Dormir bem
A falta de sono prejudica muito a memória. O sono é fundamental para que o cérebro armazene as atividades do dia que passou e se prepare para as atividades do dia seguinte.

3. Montar quebra-cabeças
São jogos que exigem que o cérebro trabalhe a concentração: puzzles, cubo mágico, tangram. E ajudará repeti-los, numa espécie de competição, para ver quanto se progrediu. Outros jogos que ajudam também são xadrez, palavras cruzadas, sudoku, dominó, jogos de perguntas e respostas e mesmo jogos de cartas.

4. Beber com moderação
O álcool é um dos inimigos mais agressivos do cérebro, pois provoca lesões nos neurónios.

5. Mexer o corpo todo
O exercício físico regular melhora nosso cérebro por diversos motivos, entre os quais: liberta substâncias como endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina - conhecidas como o quarteto das hormonas da felicidade; melhora a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio; reduz os níveis de colesterol, agredindo menos o cérebro por doenças dentro dos vasos.

6. Comer adequadamente
A carência de proteínas e de vitaminas, sobretudo vitamina B1 (tiamina) e vitamina B12 (cobalamina) provoca lesões nos neurónios.

7. Ler e escrever (se possível manualmente)
A leitura é uma das atividades cerebrais mais completas, pois estimula todo o processo da memória. Também o escrever faz vivenciar as experiências, visualizando mentalmente as personagens, os ambientes e as cenas.

Comentários