Teste vocacional - 15 perguntas para te pôr a refletir


Este teste não se destina a dizer-te qual é a tua vocação, mas a ajudar-te a refletir.

1 - Como descreves a tua relação com Jesus Cristo?
a) Forte como a rocha
bSomos como bons vizinhos
c) Indiferentes 
d) Quanto mais O conheço mais gosto d'Ele
e) É o mais importante da minha vida
f) Somos amigos

2 - Quanto tempo dedicas à oração?
a) Cada oportunidade que tenho
b) Rezo com a Bíblia todos os dias
c) Uma vez por dia 
d) Vou à missa todas as semanas
e) Nunca rezo
f) Festas, romarias, peregrinações

3 - Para ti, o amor é:
a) Palavras de estímulo
b) Correcção fraterna
c) Dar qualidade aos momentos
d) Afeto físico
e) Dar prendas
f) Servir o próximo

4 - Qual destas coisas temes mais?
a) Não poder ter filhos
b) Não ter tempo suficiente para dedicar a Deus
c) Viver sozinho
d) Não ter tempo para mim
e) Não encontrar a alma-gémea
f) Desobedecer a Deus

5 - Qual destes é o teu maior desejo?
a) Casar
b) Servir os pobres, ensinar, ou cuidar do bem estar dos demais
c) Ter uma carreira de êxito
d) Deitar-me mais rico do que me levantei
e) Deixar o meu nome na história
f) Servir a Igreja e a sociedade, consagrando a vida a Deus

6 - Já pensaste ou disseste «Se não me casar até aos 30 anos, vou para padre ou frade/freira»?
a) Sim
b) Não

7 - Já sentiste uma vontade interior de ser padre, frade ou freira?
a) Sim
b) Não

8 - Terias dificuldade em manter o celibato por toda a vida?
a) Sim
b) Não

9 - Imaginando que, em ambiente de oração ou por meio de um acontecimento marcante, se despertava em ti o desejo de testemunhar o Evangelho aos que não acreditam em Deus ou servir o progresso humano e espiritual do próximo, estarias disponível para ser padre ou frade/freira ou leigo comprometido, na tua terra ou nas missões além-fronteiras? 
a) Sim
b) Não
c) Talvez

10 - Estás numa relação. Crês que ele/ela é a tua cara-metade? 
a) Sim, porque...
b) Não, porque...
c) Talvez, porque...

11 - Que valor darias à opinião dos teus pais, de um(a) amigo(a) especial ou de alguém que te conhece bem, se ele sugerisse que tinhas vocação para casar ou que tinhas vocação para padre ou para a vida religiosa?
a) Muito
b) Algum
c) Nenhum

12 - O facto de conheceres pares de namorados ou homens e mulheres casados que não se deram bem e cuja relação terminou, isso é motivo para temeres casar?
a) Sim
b) Não

13 - O que mais te influenciaria a tomar uma decisão por manter uma vida de solteiro, ou casar ou ser padre/frade/freira?
a) A tua opinião acerca do que queres para a tua vida
b) A tradição da família e as indicações dos pais 
c) Os boas ou más condutas (bons ou maus testemunhos) dos outros
d) Glorificar Deus e ser útil aos outros através das ocupações a que consagro os meus dias

14 - A ideia de viver numa comunidade de homens consagrados a Deus (instituto masculino) ou de mulheres consagradas a Deus (instituto feminino) agrada-te?
a) Sim 
b) Não

15 - A ideia de partilhar o amor, a casa, os filhos, o planeamento do dia a dia com uma pessoa em particular por toda a vida (no matrimónio), agrada-te?
a) Sim 
b) Não

Comentários

  1. Conhecendo o que é essencial para servir a Deus e ao próximo, eu fiz minha análise desse teste. Toda resposta condizente com a vida religiosa contei como um ponto. Eu gabaritei,fiz quinze pontos. O que não me impressiona, em todos os testes vocacionais que fiz sempre saía em primeiro lugar medicina, serviço público, magistério e vida religiosa. Eu tenho vocação para a vida religiosa. Só que não pode ser agora. Estou pagando dívidas. E eu quero ser Monja. Sabe, é uma tortura. Eu tenho vocação, quero para ontem mas não posso no momento. Na verdade, não estou tendo concentração para fazer oração. Mas quero entrar para um Mosteiro. E sempre há a chance de eu não ser aceita, como aconteceu com Santa Gemma Galgani. Mas o fato é que Deus nos ama, eu O amo e, quem sabe, eu consigo entrar no futuro. De qualquer forma, se eu for salva, vou ter a Eternidade para desfrutar dEle e de Suas Maravilhas. Eu acho que no passado eu tive medo de tentar. Ah, se eu pudesse voltar no tempo... eu não sou feliz no século. De jeito nenhum. Na verdade, estou bastante triste porque quero me entregar totalmente ao Senhor e não posso agora. Estou mais infeliz do que um músico que não pode viver da arte, tendo que exercer profissões comuns. Eu tenho medo de não conseguir seguir as irmãs, mas o próprio São Padre Pio de Pieltracina disse que Monge não nasce feito. E eu não estou mal e o mundo não me atrai tanto, nem os bens materiais. Eu sempre fui assim. Estou sem namorado há quase 27 anos e não sinto falta de homem. Já fui casada e tenho um filho e uma neta. Na verdade, no século ou na Clausura eu vou permanecer celibatária e portanto casta. Que Deus ajude todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembre-se que o Senhor nos disse no evangelho do domingo passado que quem quisesse segui-lo deveria largar tudo e todos e ir ao seu encontro. O Senhor está esperando sua resposta irmã, cuide, sempre é tempo!

      Eliminar
  2. Conhecendo o que é essencial para servir a Deus e ao próximo, eu fiz minha análise desse teste. Toda resposta condizente com a vida religiosa contei como um ponto. Eu gabaritei,fiz quinze pontos. O que não me impressiona, em todos os testes vocacionais que fiz sempre saía em primeiro lugar medicina, serviço público, magistério e vida religiosa. Eu tenho vocação para a vida religiosa. Só que não pode ser agora. Estou pagando dívidas. E eu quero ser Monja. Sabe, é uma tortura. Eu tenho vocação, quero para ontem mas não posso no momento. Na verdade, não estou tendo concentração para fazer oração. Mas quero entrar para um Mosteiro. E sempre há a chance de eu não ser aceita, como aconteceu com Santa Gemma Galgani. Mas o fato é que Deus nos ama, eu O amo e, quem sabe, eu consigo entrar no futuro. De qualquer forma, se eu for salva, vou ter a Eternidade para desfrutar dEle e de Suas Maravilhas. Eu acho que no passado eu tive medo de tentar. Ah, se eu pudesse voltar no tempo... eu não sou feliz no século. De jeito nenhum. Na verdade, estou bastante triste porque quero me entregar totalmente ao Senhor e não posso agora. Estou mais infeliz do que um músico que não pode viver da arte, tendo que exercer profissões comuns. Eu tenho medo de não conseguir seguir as irmãs, mas o próprio São Padre Pio de Pieltracina disse que Monge não nasce feito. E eu não estou mal e o mundo não me atrai tanto, nem os bens materiais. Eu sempre fui assim. Estou sem namorado há quase 27 anos e não sinto falta de homem. Já fui casada e tenho um filho e uma neta. Na verdade, no século ou na Clausura eu vou permanecer celibatária e portanto casta. Que Deus ajude todos nós.

    ResponderEliminar
  3. respostas do meu:
    1- d
    2- c
    3- f
    4- f
    5- a,f (fiquei em duvida entre essas duas)
    6- a
    7- a
    8- a
    9- a
    10- a
    11- b
    12- b
    13- d
    14- b
    15- a

    ResponderEliminar
  4. Ana maria minha resposta.1a.2c.3f.4c.5f.6 não. 7 não. 8a.9c.10a.11b.11b. 13d.10a. 15a.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário