A avó da Mariana e do Gustavo foi para os seus netos o que João Batista foi para os judeus do seu tempo: disse-lhes «Jesus está à porta»

Dois irmãos, Mariana e Gustavo, estão ansiosos pela chegada do Natal. Ela ouviu a avó a dizer que «o Natal está à porta». E isso aumentou a ansiedade e gerou confusão. Ao ouvir bater à porta, grita: 
- Vóóó! Não vai abrir?!
A avó interrompe a leitura e olha para os netos: 
- O que foi, Mariana? Não vou abrir o quê?
O Gustavo explica: 
- Avó, a Natália quer que vá abrir a porta para um senhor entrar…
Quem é que quer entrar?!… Quem está lá fora, meus amores? - estranha a avó. E gritando para a porta: 
- Quem está aí?…
- Vó! - apressa-se Mariana. - Eu escutei-a, há dias, a falar com a mãe e, há pouco, com a tia. E dizia-lhes que o Natal estava à porta…
E a Natália quer ir abrir a porta para o Natal entrar - esclarece Gustavo.
A avó, rindo, diz-lhes: 
- Vão lá abrir a porta, mas asseguro-vos que não é o senhor Natal. Devem ser os vossos amigos.
E entra um grupo de crianças.
A avó, continuando de sorriso no rosto: 
- Mariana, quando eu digo “o Natal está à porta” é uma maneira de dizer que se aproxima o Dia de Natal. O Natal não é um senhor, é uma data comemorativa.
Gustavo, empolgado, quase grita: 
- Eu sabia!
- As crianças, em coro, manifestam-se:
- Estamos ansiosos que chegue a noite de Natal.
O Gustavo associa-se:
- Eu também. Quero receber presentes e mais presentes!
A avó interrompe-os:
- Meninos, vocês sabem o significado do Natal?»
- Presentes, família reunida, amigo secreto, comida… - diz Gustavo. - Fazer o presépio e montar a árvore de Natal… - tenta compor Manuel
A avó chama-os, para se sentarem junto dela:
- Vou explicar qual é o verdadeiro sentido do Natal. Nesta época do ano, todos falam de festa, de presentes, de comidas especiais, de decoração… Mas também é preciso falar do nascimento do Menino Jesus.
- Conte mais! - anima-se Inês. A avó continua:
- O dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o nascimento de Jesus Cristo…
Beatriz interrompe: 
- Então, o Natal é uma festa de aniversário? Mas nós nunca vimos o aniversariante. Eu não conheço Jesus Cristo. Como é que podemos fazer uma festa para ele sem o convidar?
Exatamente, querida, o Natal é a festa de Jesus -  continua a avó. - Jesus é o Filho de Deus. Ele estava nos Céus. Foi lá que Deus, há muitos milhões de anos, criou este mundo onde vivemos. Mas nós, as pessoas, fomo-nos afastando de Deus. Há muitos, até, que dizem que nem acreditam que Ele existe. Mas Deus quis restabelecer a ligação connosco – porque Ele ama-nos muito – e enviou Jesus ao mundo para nos ensinar a rezar ao Seu e nosso Pai e deixar-nos o mandamento de demonstrar com as nossas ações que somos seus filhos, amando-nos uns aos outros como Ele nos ama.
Mariana reage com carinho:
- É lindo o que dizes, avó.
Esta continua a explicar:
- Deus, em Jesus, veio ao mundo para nos mostrar que é possível renunciar ao ódio e praticar a paz, renunciar à mentira e dizer a verdade, renunciar a tudo o que é mau e preferir o bem. Esse é o sentido do Natal.
Natália exclama: 
- Jesus é o meu herói, é o maior de todos…
E a boa notícia, meninos, é que Jesus vem todos os dias ter connosco; não foi só naquele tempo. Sempre que quisermos, podemos convidar Jesus a entrar na nossa vida, no nosso coração. Basta dizer-lhe “Olá, Jesus” e fazer silêncio para escutar o que Ele nos diz. Então, Ele passa a morar connosco e, em nós, tudo se transforma!
A avó, pega na Bíblia e desafia:
- Meninos, o Natal está à porta. Quem vai abrir?
Todos a olham, espantados… A avó continua:
- Diz Jesus na Bíblia: “Estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei.” Quem vai abrir a porta?
Todos respondem: 
- Eu, eu, eu…

Fonte: revista Audácia

Comentários