Retiro online de Advento - Primeiro Dia - Que atitude e qualidade de Maria (Nossa Senhora) são mais inspiradoras para mim?


Olá, Senhor!

Agradecemos-Te o convite para passar estes minutos conTigo!

Chamaste-nos para, em conjunto, prepararmos um pouco melhor a tua vinda.

Celebramos, dentro de poucos dias, o aniversário do teu Natal.
Mas também comemoramos a tua vinda diária, a tua presença entre nós! Muito, muito obrigado, Deus-connosco!

A Palavra de Deus
Disse anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 
Vais conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 
Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus» (Lc 1, 26-38).

Dicas de oração
- Ó Jesus, Maria de Nazaré caiu em graça aos vossos olhos. O que vês em mim que mereça o mesmo amor da Tua parte? E como queres que eu prepare o meu coração para a tua vinda?

Senhor Jesus, Tu sabes que, tantas vezes, estamos insatisfeitos com o que temos ou somos, queremos ser outras pessoas, invejamos o do lado, no bom ou no mau sentido, achamo-nos pouca coisa, vivemos em queixa contínua. Não estou a dizer que seja “mau” querermos evoluir e ser mais e melhores. Mas não é nada saudável querer ser “outra pessoa”. Porque cada um tem os seus dons, a sua vocação, cada um é único e muito valioso! Aquilo que cada pessoa tem é suficiente para o fazer frutificar.

Senhor Jesus, eu sei que, quando vivemos agradecido a Ti por aquilo temos e somos, e quando vivemos com paixão, estamos de corpo e alma naquilo que fazemos. E isso é essencial para que as coisas fiquem bem feitas, para que as relações sejam construtivas e para que no final do dia, também nós nos sintamos realizados e bem connosco próprios.

Jesus, imagino assim Maria:  quando rezava, estava concentrada a falar conTigo e o que se passava à sua volta não a distraía, mas era assunto das vossas conversas;

E quando conversava com alguém, estava com todo o seu ser, sabendo escutar, dando bons conselhos;

E quando trabalhava, entregava-se às tarefas de todo o coração e com alegria…

Por isso, ela escutou atentamente o Anjo, percebeu que eras Tu que lhe falavas e disponibilizou-se prontamente para cumprir a missão que tinhas para Ela.

Ser assim como Maria, Tua e Nossa Mãe, este é um dos meus desejos para este Advento e Natal.

Vou viver o dia em oração
- Para isso, vou pensar numa atitude e qualidade de Maria que mais me tocam. E pensar como é que elas são inspiradoras para mim.

Adaptação a partir de Comunidade Missionária Verbum Dei
Ilustração: Immaculate Conception by Elizabeth Wang

Retiro Integral:

Comentários