1. Deixar passar as oportunidades
As oportunidades estão sempre a aparecer, mas só quem está atento as pode aproveitar. Por outro lado, quem só reconhece uma oportunidade depois que ela passou, às vezes culpa-se e desmotiva-se, criando mais uma razão para o seu insucesso. Todavia, se tem noção do que é capaz de fazer, vai tentar recuperar o tempo perdido.
2. Deixar que os medos sejam maiores que os sonhos
Não tentar já é um grande fracasso! Os grandes vencedores, porém, falharam várias vezes! E aprenderam sempre que qualquer vitória significa mudança: aquele que acabou qualquer projeto já não é o mesmo que o começou, e, normalmente, a mudança é para melhor.
3. Deixar-se contaminar por más influências
Quem está realmente determinado a criar uma vida bem sucedida terá de aprender a escolher a dedo os seus mestres e parceiros, e, de preferência, os mais exigentes.
4. Não aprender com os erros
As pessoas bem sucedidas na vida aprendem com os seus erros e também com os erros dos outros. O que os vencedores têm em comum é a persistência, é não desistir a cada queda ou a cada erro.
5. Lutar com as próprias forças, sem fé e nem ilusões
A falta de fé, de esperança, de coragem, de paixão, limita os horizontes e projetos na vida. A pessoa torna-se insensível e preocupa-se apenas consigo e a sobrevivência dos pequenos confortos e prazeres pessoais.
6. Parar de aprender
A aprendizagem é um processo contínuo. As pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e vivem aprendendo. Ler, perguntar, pesquisar, observar, ouvir são algumas das suas ações favoritas.
7. Não ter nenhuma determinação
Coragem, iniciativa, persistência, resiliência e disciplina são os principais atributos de uma atitude vencedora.
8. Não ter ideais claros
Muitos sabem o que não querem, poucos sabem exatamente o que querem. Todos podemos dizer que queremos ser nem sucedidos, mas devemos concretizar de que forma, em quê, com que finalidade e com quem.
9. Não se adaptar às mudanças
Nem saber aproveitar os imprevistos. Cada segundo da vida traz uma de três respostas para os nossos anseios: «Sim»; «Ainda não»; «Tenho planos melhores para ti».
10. Não ter paixão pelo que faz
A pessoa de meias vontades não têm vontade suficiente para ter sucesso. Querer sucesso não é suficiente, é preciso um desejo ardente, uma paixão. Além disso, é preciso ter a energia necessária para levar adiante as coisas desde o começo até o fim. As pessoas bem sucedidas são apaixonadas. Nunca deixam ninguém desanimá-las.
11. Não ver as coisas pelo lado positivo
Os vencedores sabem que devem ficar longe de pessoas negativas, porque elas vão encontrar um problema para cada solução. E quem só se preocupa com o negativo, acaba isolado.
12. Fazer somente o que é pedido
As pessoas medianas limitam-se a fazer aquilo que é sua obrigação. Para ter sucesso é preciso ser extraordinário, ou seja, fazer mais - ou de maneira surpreendente - o que foi solicitado.
13. Preocupar com o que os outros pensam
A opinião alheia é sempre importante e serve de termómetro para as atividades e a sua relevância. Mas as pessoas de sucesso distinguem as críticas construtivas das destrutivas.
14. Ser incoerente
A incoerência é dizer uma coisa e fazer outra. As pessoas de sucesso sabem, porém, que o exemplo arrasta.
15. Não fazer por merecer
As pessoas medianas desculpam-se nos «se». As pessoas de sucesso trabalham muito para atingir as suas metas.
16. Não planear
Quem não planeia perde tempo, pode perder-se ao longo do trajeto, pode deitar tudo a perder no último momento, por não salvaguardar qualquer imprevisto.
17. Derrotismo
É fazer-se de vítima, de coitadinho, querendo apenas dormir, que ninguém chateie. Estas pessoas têm um espírito doente, moribundo.
18. Dizer que não tem tempo
Uma das razão porque a maioria das pessoas não consegue o êxito é por emaranhar-se nos muitos afazeres, em vez de estabelecer prioridades e um mapa dos afazeres segundo importância, datas a cumprir, compromissos com terceiros, etc.
19. Abater-se com um "não"
Normalmente, um "não" traz tristeza. Mas as pessoas de sucesso sabem discernir o motivo dessa negativa e seguir em frente.
20. Ter os bens materiais como o mais importante
A família, os filhos, a contribuição para melhores condições de vida dos outros, a celebração de uma causa, da fé, da cultura... estes bens imateriais são o mais importante para as pessoas bem-sucedidas.
Adaptação de administradores.com.br

Comentários
Enviar um comentário