Oração para o primeiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Tema: Amarás também o estrangeiro
Números:Os migrantes internacionais são cerca de 244 milhões, revelam as Nações Unidas (ONU). Destes, 66 milhões são refugiados.
Palavra de Deus
Leitura do livro do Levítico (Lv 19, 33-34): «Se um estrangeiro vier residir contigo na tua terra, não o oprimirás. O estrangeiro que reside convosco será tratado como um dos vossos compatriotas e amá-lo-ás como a ti mesmo, porque fostes estrangeiros na terra do Egipto. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.»
Salmo 146: «O SENHOR protege os que vivem em terra estranha e ampara o órfão e a viúva»
Leitura da Carta aos Hebreus 13, 2: «Não vos esqueçais da hospitalidade, pois, graças a ela, alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.»
Evangelho segundo S. Mateus 25, 31-46: «Eu era peregrino e Me acolhestes»
Reflexão
A lembrança dos israelitas de terem sido estrangeiros na terra do Egito está na base da orientação da Lei que ensina o povo de Deus a acolher em seu seio os estrangeiros. Esperava-se que a memória do seu próprio exílio gerasse empatia e solidariedade com os contemporâneos exilados e estrangeiros.
Como aconteceu com Israel, nós, pela nossa experiência cristã comum da ação salvadora de Deus, somos chamados a fazer algo semelhante, livremente e motivados por amor. O amor cristão é amar como o Pai ama, isto é reconhecer e dar dignidade a cada nosso semelhante, e assim levar cura para a divisão que fere a família humana.
Oração/propósito de ação
Deus eterno,
Não pertences a nenhuma cultura ou terra, mas és o Senhor de todos.
Tu nos chamas a acolher o estrangeiro em nosso meio.
Ajuda-nos por teu Espírito a viver como irmãos e irmãs,
acolhendo todos em teu nome, e vivendo na justiça do teu Reino.
Assim oramos em nome de Jesus.
Comentários
Enviar um comentário