Oração para o quarto dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Tema: «Desvia-te do mal e faz o bem, procura a paz e segue-a»

Números
A violência causa perto de um milhão e setecentos mil mortos em todo o mundo, cada ano.

Palavra de Deus
Isaías 9, 2-7: «O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles.
Multiplicaste a alegria, aumentaste o júbilo; alegram-se diante de ti como os que se alegram no tempo da colheita. Pois Tu quebraste o seu jugo pesado, a vara que lhe feria o ombro.
Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da paz. Dilatará o seu domínio com uma paz sem limites»

Salmo 34, 1-15: «Quando um pobre invoca o SENHOR, Ele atende-o e liberta-o das suas angústias. O anjo do SENHOR protege os que o temem e livra-os do perigo. Saboreai e vede como o SENHOR é bom; feliz o homem que nele confia!
Qual é o homem que não ama a vida e não deseja longos dias de prosperidade? Nesse caso, guarda a tua língua do mal e os teus lábios das palavras mentirosas. Desvia-te do mal e faz o bem, procura a paz e segue-a.»

Apocalipse 7, 13-17: «Estes, que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e donde vieram? Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e servem-no, noite e dia, no seu santuário, e o que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais passarão fome nem sede; nem o sol nem o calor ardente cairão sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos.»

João 14, 25-27: «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.»

Reflexão
A violência é um problema a que as Igrejas são chamadas a responder. Há taxas alarmantes de assassinatos, muitos dos quais fruto de violência doméstica, de guerra de quadrilhas e de outras formas de criminalidade, e, também, de suicídios.

O Reino que Deus promete, o Reino que Jesus proclama e torna presente é um reino de ação correta, paz e alegria no Espírito Santo.
No entanto, a sede e a procura da paz enfrenta o seu oposto na escuridão da violência, nas divisões por questões de fé, riqueza, ideologias xenófobas…
Quanto os cristãos trabalham pela unidade num mundo em conflito, eles oferecem ao mundo um sinal de reconciliação. Cristãos que se recusam a entrar numa lógica de privilégio e prestígio, que se recusam a menosprezar outros e suas comunidades, dão testemunho da paz do Reino de Deus.

Oração/propósito de ação
Deus da consolação e da esperança,
a tua ressurreição derrotou a violência da cruz.
Nós, como teu povo, possamos ser um sinal visível de que a violência do mundo será vencida.
Amém.


Adaptação a partir de Conselho Mundial de Igrejas

Comentários