10 benefícios da gratidão

Benefícios físicos da Gratidão
1. A gratidão tem poder para acalmar
Ser gratos e cultivar outras emoções positivas pode reduzir as hormonas do stress no corpo, como o cortisol.
Um exemplo: se o nervosismo nos impede de adormecer, não contemos carneiros, mas façamos uma lista das coisas pelas quais estamos gratos, e melhorará a quantidade e a qualidade do sono.

2. A gratidão mantém o coração saudável
Sem ressentimentos, sem remorsos, sem invejas ou cobiças, o sangue circula normalmente, sem os malefícios da pressão arterial desregularizada.

3. A gratidão ajuda a respirar melhor
Pessoas tensas não respiram corretamente: deve-se respirar sobretudo pelo nariz, mas, de vez em quando, expirar pela boca. A respiração deve ser profunda, de modo a dilatar o abdómen e não ficar pela inspiração superficial (ao nível da parte superior dos pulmões).
Além disso, pessoas tensas tendem a fazer escolhas pouco saudáveis, como fumar, ingerir muito açúcar, sal ou gorduras, o que afeta a saúde dos pulmões, das artérias e das veias.

4. A gratidão melhora a imunidade
A gratidão contribui para o aumento dos glóbulos brancos no sangue, cuja função é combater as doenças.

5. A gratidão te ajuda a fazer escolhas saudáveis
Em quem é grato, a vitalidade aumenta, porque quem é grato cuida mais de si.

Benefícios psicológicos da Gratidão
1. A gratidão pode ajudar a superar traumas e a melhorar a resiliência mental
A resiliência é a capacidade de lidar com problemas, de adaptar-se às mudanças, de superar obstáculos ou de resistir à pressão de situações adversas, de modo a não se deixar abater, mas encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

2. A gratidão reduz as emoções negativas tóxicas, como o ressentimento e a lamentação
Um final triste produz uma dor mais intensa e mais duradoura do que um final felizes. Quando se é grato pelo que correu bem e se reconhece o que se fez para isso e o que a vida contribuiu sem que houvesse intervenção pessoal, aprende-se a reduzir as emoções negativas a respeito dos fracassos: Era possível ou não era possível? Se não era possível, assunto encerrado; se é possível, tenta-se uma segunda oportunidade. 

3. A gratidão reduz diminui as hipóteses de depressão
O exercício diário da gratidão liberta a hormona da alegria.

4. A gratidão melhora a autoestima
Ela concentra a atenção nas experiências positivas, naquilo que amamos e em todas as coisas pelas quais vale a pena viver.

5. A gratidão diminui a agressividade e aumenta a simpatia
A simpatia é a capacidade de se colocar na situação dos outros, ou de se deixar ajudar pelos outros, «remando lado a lado», seja para chegar ao êxito, seja para vencer os obstáculos.

Adaptado a partir de https://patypegorin.net/gratidao/

Comentários