5 dicas para orar com a Bíblia

Deus fala-nos de muitas maneiras.
A primeira, e mais sublime, é por meio da Sua Palavra, contida na Bíblia.

Depois, fala-nos por meio de inspirações interiores. Ele desperta em nós grandes ideais. Deus criou-nos com uma qualidade inata: só queremos muito aquilo que admiramos. Um ideal é um bem tão desejado que para ele orientamos toda a vida ou uma boa parte dela: quereremos um estado de vida (solteiros, casados, consagrados, padres) porque admiramos esse estado de vida; preparar-nos-emos para uma profissão, porque admiramos nela a capacidade de tornar a vida mais feliz. Ou seja, a nossa vocação, o rumo da nossa vida é determinada pelos ideais.

Deus fala-nos por meio das pessoas e das circunstâncias da vida. Para isso, é preciso saber ouvi-las, vê-las, acompanhá-las. E isto é o que se chama usar a linguagem do coração.

Na oração, experimentamos todas estas variedades da comunicação de Deus:
Por meio da leitura orante da Bíblia (Lectio Divina), por exemplo, a leitura das Escrituras torna-se uma conversa com Deus vivo que nos busca com amor e nos fala através das páginas dos textos sagrados. 

E, se a oração é conversa, então escutamos Deus e falamos com Ele; aprendemos a discernir os ideais que nortearão a nossa vida; e traremos também para a conversa factos e pessoas que nos marcam.

Dicas para orar com a Bíblia
1. Tranquilizar-se (escolher um lugar e um ambiente tranquilos) e abrir a Bíblia com a certeza de que estamos presença de Deus. Sim Deus está ali. Não é um livro qualquer. É Deus vivo que fala connosco.

2. Ler devagar o texto da Bíblia, colocando-se nas cenas relatadas. Valorizar cada pormenor, de cada palavra e do seu significado mais profundo (na Bíblia, por exemplo, os nomes das pessoas revelam grandes histórias). Uma coisa é ler Jesus, outra coisa é traduzir e dizer «Aquele que salva o povo dos seus pecados entrou em casa do publicano Mateus). Atender aos gestos, identificados por verbos. Dar importância à pontuação. Uma coisa é dizer: «Se queres, segue-me. (Significaria, se quiseres...)» Outra, é: «Se queres, segue-me! (Significa, se tens intenção, vamos!»

3. Meditar (saborear). Reler o texto que mais chamou a atenção. E permitir que a Palavra de Deus se torne um desafio para nós, hoje. Perguntar: O que me diz o texto? O que é que este texto me leva a fazer?

4. Rezar. Pode ser agradecer a Deus, ou pedir-lhe conselho e ajuda, para dar vida ao que acaba de ser meditado.

5. Contemplar. É o abraço com Deus; é como tomar um lanche com o melhor amigo; é a celebração do encontro; é o que fortalece os laços.

«Aproximai-vos de Deus e Ele aproximar-se-á de vós»
(Carta de S. Tiago 4, 8)

Comentários