1 – Eles dão espaço para que os filhos cresçam
Deixar as crianças desenvolverem o seu próprio espaço influencia positivamente a saúde mental delas e dos pais. Deixar as crianças desenvolverem o seu próprio espaço ajuda-as a ser mais autoconfiantes e autónomas. Trata-se de não tratar as crianças como marionetas.
2 – Eles disciplinam sem perder a calma
Gritar e perder a paciência só tem impactos negativos. Uma coisa é ser firmes, outra coisa é ser brutos.
3 – Eles sabem dar espaço ao emocional
Os pais que se envolvem emocionalmente com os filhos, sendo carinhosos, afetuosos, próximos, abertos, ensinam as crianças a processarem melhor as emoções, o que as ajuda a construir a autoestima e diminui o risco de bloqueios comportamentais e emocionais.
4 – Eles encorajam a comunicação
É na família que se aprende a formular ideias, a ouvir conselhos, a programar as atividades em vistas de um bem comum. Família não é uma associação ou clube com regras; mas rege-se por uma única lei: respeito mútuo. Pai e mãe comprometeram-se a amar-se e respeitar-se. Os pais devem respeitar os filhos, que são indivíduos, dotados de personalidade, cheios de expectativas e vontade. Os filhos devem respeitar os pais, cumprindo os seus pedidos e dando-lhes conhecimento do que fazem na ausência dos progenitores. Os irmãos devem respeitar-se mutuamente, evitando brigas.
5 – Eles zelam para que os filhos usem com moderação a tecnologia e tudo o que pode competir com a relação familiar
Excesso de TV e de dispositivos digitais pode dificultar a interação humana e o amadurecimento dos filhos, que vão ficando dependentes desses recursos quando os usam de modo indiscriminado. As muitas solicitações para saídas e passar tempo fora de casa, também fragilizam os laços familiares, se não houver sentimentos de «comigo está toda a família».
6 – Eles celebram a vida juntos
Seja, dando graças a Deus, sob muitas formas de oração pessoal e comunitária, seja festejando os acontecimentos e datas marcantes de cada membro,
Adaptado a partir de Aleteia.org

Comentários
Enviar um comentário