Em tua casa pratica-se uma condução amiga do ambiente?

Se houver hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros, tira-se maior partido da capacidade do veículo, otimizam-se os consumos de combustível, reduzem-se as emissões e o ruído e ainda contribui-se para diminuir a sinistralidade.

Estes são os conselhos de eco-condução da Comunidade EDP

1. Uma boa gestão da caixa de velocidades é um dos maiores segredos da eco-condução. O que se deve fazer de modo a utilizar rotações do motor baixas?
R: Utilizar a mudança mais alta possível e travar com o motor nas descidas.
Explicação: Os motores são mais eficientes se recorrermos a baixas rotações do que a rotações mais elevadas. Sempre que possível deve-se utilizar rotações do motor baixas, gerindo a caixa de velocidades de modo a utilizar a mudança mais alta possível.

2. De um modo geral, deve-se gerir a caixa de velocidades de modo a que as rotações não ultrapassem...
R: 2500 rpm em veículos a gasolina e 2000 rpm em veículos a gasóleo.
Explicação: Deve mudar-se o mais cedo possível da 1.ª para a 2.ª mudança e assim sucessivamente. Na cidade é aconselhável que utilize, sempre que possível, a 4.ª ou 5.ª mudança.

3. Para evitar o desperdício de combustível deve desligar-se o carro sempre que fique imobilizado mais do que...
R: 1 minuto.
Explicação: Um automóvel gasta aproximadamente 1 litro de combustível por hora ao ralenti (cerca de 0,7 l/h num veículo a gasóleo). Assim, em poucos segundos, o gasto energético associado à ligação do motor é compensado pelo período em que o motor esteve desligado.

4. Manter uma velocidade constante é um dos segredos da eco-condução. Um aumento em 10% da velocidade pode levar a um aumento de consumo de combustível de...
R: 15% 
Explicação: Um aumento de 10% da velocidade pode levar a um aumento de 15% do consumo de combustível, aumento de emissão de poluentes atmosféricos e desgaste mecânico.

5. Antecipar e tomar medidas que evitam imprevistos na estrada só é possível se...
R: Conduzir com a adequada distância de segurança e respeitar os limites de velocidade.
Explicação: A condução por antecipação ou condução defensiva permite reduzir o número de acelerações e travagens, melhorando também os consumos médios e aumentando o conforto a bordo. Para isso, é essencial respeitar a distância de segurança e os limites de velocidade, o que permite aumentar o campo de visão e a visão periférica, de modo a não focar a atenção apenas o veículo da frente.

6. A utilização de pneus com a pressão adequada diminui o seu desgaste e reduz o consumo de combustível. Com que regularidade deve ser verificado o nível de pressão?
R: Todos os meses.
Explicação: Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento, desgastando lateralmente os pneus; uma pressão alta provoca desgaste no centro do pneu e uma menor aderência do pneu ao piso. A pressão correta permite uma poupança de até 3 % de combustível.

7. O peso afeta o consumo de combustível e as consequentes emissões de poluentes dos veículos. Por cada 50 kg de peso adicional o consumo pode aumentar...
R: Entre 1 % e 3 %. 
Explicação: Por cada 50 kg de peso adicional, o consumo de combustível pode aumentar entre 1 % e 3 %, sendo que em percursos urbanos o efeito do peso é particularmente importante devido às constantes acelerações em situações de pára-arranca. Há ainda que contar com o consequente desgaste de suspensões, travões e motor. Por isso, retire toda a carga desnecessária do veículo.

8. A manutenção do veículo também influencia o consumo de combustível. É especialmente importante assegurar o bom estado do motor, nomeadamente...
R: Respeitando as revisões e manutenções recomendadas 
Explicação: Um veículo mal afinado pode representar em média um aumento de 9 % a 30% dos consumos. Respeitar as revisões e manutenções permite garantir o bom estado do motor e, assim, uma condução mais económica e amiga do ambiente.
Controlando a pressão adequada dos pneus
Ambas as anteriores 

9. A utilização do ar condicionado é menos vantajosa em percursos...
R: Curtos.
Explicação: A utilização do ar condicionado pode ser pouco vantajosa em percursos muito curtos, particularmente em tráfego urbano, uma vez que a refrigeração pode demorar mais tempo do que a própria viagem. Tenha em conta, por outro lado, que conduzir com as janelas abertas acima dos 100 km/h aumenta o esforço do motor e o consumo.

10. Uma condução eficiente permite poupar, em média...
R: 15% de combustível e de emissões de CO2.
Explicação: Uma condução eficiente permite alcançar ganhos de 15% na redução do combustível e emissões de CO2. Para isso, escolha um carro que se adapte suas necessidades: por exemplo, para deslocações na cidade não são aconselháveis automóveis grandes ou de elevada potência, que poluem mais e cujas vantagens não se aplicam ao meio urbano.

Comentários