Quatro motivos para ter tempos a sós com Deus

1.º – Fomos criados para ter comunhão com Deus. Essa é a razão de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus (Génesis 1, 27-28). Deus quer ter comunhão connosco e, por isso, nos fez parecidos com Ele, e Ele dotou o nosso intelecto e os nossos sentimentos de capacidades para dialogarmos: podemos falar com Ele, senti-Lo.

2.º – Deus está sempre desejoso de ter comunhão connosco. A iniciativa da comunhão entre Deus e nós é sempre Dele: «Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo Nosso Senhor» (1 Coríntios 1, 9).

3.º – O tempo a sós com Deus é o (pão) que alimenta as capacidades espirituais na nossa vida terrena. Vemos no Novo Testamento da Bíblia que Jesus tinha muitos momentos a sós com o Pai, e isso lhe dava poder para resistir às tentações e manifestar o poder de Deus na sua vida.

4.º – Precisamos  do pão espiritual todos os dias. Como disse o próprio Jesus: « Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus» (Mt 4, 4).

O relacionamento com Deus - a oração - necessita de quatro coisas

1) Tempo. Deus está sempre connosco. Nós precisamos de ter consciência de estar na sua presença e criar o hábito de nos dirigirmos a Ele com palavras e pensamentos.

2) Comunicação: falar, ouvir, sentir. Deus comunica, sobretudo, através do seu Espírito (que desperta em nós pensamentos e decisões) e da Palavra escrita na Bíblia; nós comunicamos com Ele por meio da oração e das boas obras.

3) Ocasiões: Diz um ditado que «a ocasião faz o ladrão». Mas também se pode dizer que «a ocasião faz a oração». E a oração pode ser de louvor por algo conseguido, um pedido pessoal ou de intercessão por outros, um ato de contrição, um propósito de consagração de um gesto, de uma tarefa ou da vida... Todos os acontecimentos da vida são motivo e tema de oração.

4) Atitudes: Habitualmente, só fazemos mais do que uma vez aquilo de que gostamos e pelo qual temos interesse. Para estar com Deus, precisamos de gostar de estar com Ele.

Comentários