Quem dá colo às mães?

Hoje as mulheres têm filhos (enfim, quem tem), mas quem é que as ajuda? Ser mãe é um trabalho, muitas vezes, incrivelmente solitário.

As professoras têm mais 35 alunos e ‘programa’ para dar, as avós ou estão longe ou desajudam, os pais idem (estão longe ou desajudam). Claro que há muitos pais presentes e esforçados, mas estou-me a lembrar de alguns mais infantis do que as crianças, outros que bazaram para outra família assim que a criança começou a dar problemas, e muitos outros que, mesmo sendo ‘presentes’, qualquer coisa que façam é visto como um favor em vez de uma tarefa banal.

As mães trabalham até tarde, estão cansadas, estão carentes, estão a braços com culpas variadas (de não estarem lá o tempo todo, de se terem separado do pai, de se terem exaltado, de tudo e mais alguma coisa), precisam elas próprias de colo, e quem é a única pessoa que está ali para lhes dar colo? Os filhos são para manter pequeninos, para se poderem mimar, para poderem adormecer connosco na cama, para lhes podermos atar os sapatos até aos 14 anos, para podermos carregar ao colo pela casa toda, porque as mães também precisam de colo e não o têm. Hoje, há quem tenha filhos para ser amado.

Isto pode ser um choradinho que está longe da verdade. Posso estar a ver tudo negro (deve ser porque o dia deu em chuvoso). 

Mas quem ajuda as mães neste país onde se alardeia que é preciso aumentar a natalidade, mas depois se paga à esmagadora maioria da população o salário mínimo, ou menos? Onde tantos homens foram educados pelas suas próprias mães para serem infantis e sem serventia (como diria a minha avó)? Qual é a mãe que pode educar um filho com calma, cabeça e sensatez quando não se sente ela própria amada, apoiada, valorizada?

Ser mãe nunca foi fácil: mas agora é uma profissão de risco. Era bom que toda esta discussão servisse, ao menos, para tornar a vida das mães (e pais) mais suave. E para que não fosse um drama tão grande ter de dizer ‘não’ a uma criança (e 'sim', na maioria das vezes). 

Catarina Fonseca. ACTIVA





Comentários