És intuitivo(a)? O que é a intuição? O que é a inspiração divina?

A inspiração divina e a intuição humana são dois conceitos frequentemente mencionados quando se trata de tomadas de decisão e respostas interiores.

Embora ambas ofereçam orientação e clareza, elas originam-se de fontes diferentes e têm características distintas. 

A inspiração divina é vista como uma força ou orientação superior que provém de uma fonte transcendente, enquanto a intuição humana é uma percepção interna, mais subjetiva e ligada à experiência individual.

A Inspiração Divina é entendida como uma intervenção ou orientação direta de uma fonte divina ou superior. Muitas tradições religiosas e espirituais ensinam que a inspiração divina é um presente de Deus ou de uma força transcendente que nos guia para escolhas mais alinhadas com um propósito maior.

A Intuição Humana, por outro lado, é o que sentimos em nosso interior, como um “pressentimento” ou uma compreensão súbita que não é necessariamente explicada pela razão. Ela pode ser influenciada por nossa experiência de vida, emoções e percepções inconscientes.

Para aprofundar o tema, ler:

Aprofundando o tema da intuição
A intuição consiste na capacidade de conhecer algo sem entender o seu funcionamento. Fundamenta-se numa experiência sensorial e/ou de uma análise superficial das características que compõe determinado evento. A partir dessa base inicial, vamos tentando entender, de forma pouco esclarecida, do que se trata determinado facto para já nos dispormos a emitir juízos acerca deles.
 
Na Psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, muitas vezes de forma involuntária, para chegar à uma conclusão sobre algo. Logo, o raciocínio usado para chegar à tal conclusão, é inconsciente, o que faz muita gente crer que ela se trata de um processo paranormal ou divino. Para a ciência, a intuição é um mistério.
 
A intuição é importante porque é uma forma de conhecermos a realidade, sentida e compreendida de modo direto, sem a utilização de instrumentos que obedecem à lógica. Isto é, a intuição é uma forma de conhecimento que penetra no interior do objeto de modo imediato sem o ato de analisar e traduzir.
 
Como conceito sociológico, a intuição é definida como a capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação independentemente de qualquer raciocínio ou análise. Por meio dela, elaboramos hipóteses que, posteriormente, poderão ser comprovadas ou não.
 
Razões porque os intuitivos são inteligentes
A intuição é algo comum. Todos nós, em algum momento, já sentimos uma espécie de “voz do além” insistindo em nos deixar uma mensagem. E não precisa ser necessariamente algo ruim. Muitas vezes essa “coisa que está aí” provoca uma sensação ótima, mas ainda desconhecida.
 
Há pessoas que têm uma intuição tão forte que parecem ler a mente de outras. Aliás, muita gente ganha dinheiro assim, lendo cartas, búzios e afins.

Já que a intuição é um tipo de conhecimento, há gente que acredita que ela é uma forma elevada de inteligência, como Gerd Gigerenzer, diretor da “Max Planck Institute for Human Development”. Segundo ele, a intuição é menos sobre “saber” a resposta correta e mais sobre entender de maneira intuitiva qual informação não é importante para então descartá-la. Ou seja, a intuição seria uma inteligência do inconsciente.
 
«No meu trabalho científico, tenho palpites. Eu nem sempre consigo explicar porque acho que aquele caminho é o correto, mas eu preciso ser confiante e seguir em frente. Eu também tenho a habilidade de verificar esses palpites e entender o que eles significam», explica o diretor em matéria divulgada pela Awebic.
 
Gerd Gigerenzer acredita que pessoas que dão atenção à sua intuição, aprofundando um assunto e analisando as suas diferentes possibilidades, estão a exercitar uma inteligência instintiva, que lhes diz se aquilo é ou não importante.
 
A questão, portanto, não é se uma pessoa tem intuição (aliás, toda a gente tem), mas sim o que a pessoa faz com ela.
 
Frases sobre intuição
«Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias» - Immanuel Kant
 
«Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar a sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir o seu coração e a sua intuição. De alguma forma, já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário» - Steve Jobs
 
«A arte é visão ou intuição. O artista produz uma imagem ou um fantasma: e quem aprecia a arte volta o olhar para o ponto que o artista lhe indicou, observa pela fenda que este lhe abriu e reproduz dentro de si aquela imagem» - Benedetto Croce
 
«A intuição, não testada e não comprovada, é uma garantia insuficiente da verdade» - Bertrand Russell
 
«Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto» - Clarice Lispector
 
«Intuição é quando o seu coração dá um pulinho ao futuro e volta rápido» - Adriana Falcão
 
«Coragem é optar por um caminho diferente, confiar mais na intuição do que em estatísticas, arriscar-se a deceções para conhecer o que existe do outro lado da vida convencional. E, principalmente, coragem para enfrentar a própria solidão e descobrir o quanto ela fortalece o ser humano...» - Martha Medeiros
 
Pessoas inteligentes são aquelas capazes de reconhecer as suas intuições e tirar proveito delas!
Gisella Meneguelli, em Greenme

Comentários