10 propósitos que te ajudarão a viver melhor este Tempo Pascal (até o Pentecostes, a 20 de maio)

É comum fazer resoluções para o Ano Novo ou para a Quaresma, mas «raramente fazemos propósitos de Páscoa. Ora, a Páscoa é mais do que o Ano Novo», reflete o autor católico argentino Andrew D’Angelo. Neste espírito, ele elaborou uma lista com «dez coisas bonitas que podemos fazer na Páscoa»:

1. Aprendamos a aceitar-nos. Deus não comete erros
Valorizemos as virtudes que o Senhor nos deu, mas também admitamos os defeitos que temos e façamos o possível para superá-los, conscientes de que só Deus pode ajudar a superá-los para chegar a ser a minha melhor versão.

2. Antes de criticar ou corrigir, escutemos o próximo com caridade
Muitas vezes nos deixamos levar pelos ‘disse me disse’ que ferem o nosso próximo. Se soubermos de alguém que está angustiado ou a passar por um momento difícil, sejamos o ouvido atento e o coração compreensivo de que necessita.

3. Sejamos compassivos! Antes de criticar os erros dos outros, corrijamos os nossos
Deixemos de prestar atenção aos erros dos outros e perguntemo-nos “em que podemos crescer”, por exemplo, “na paciência com os erros dos outros”.

4. Cuidemos do nosso corpo. Comecemos a praticar alguma atividade física
Cristo ressuscitou no corpo e na alma! Portanto, também devemos cuidar do nosso corpo, dom de Deus, para que nos possamos entregar tudo quanto pudermos ao serviço aos outros.

5. Ressuscitemos uma amizade esquecida
Há muito tempo não sabemos como está um amigo? A vida separou-nos dele e não sabemos onde está? Ressuscitemos a velha amizade!

6. Jesus morreu por nós! Comprometamo-nos num apostolado pelos demais
Ofereçamos a nossa ajuda àqueles que necessitam. Procurar pessoas que passam os dias, os domingos, sozinhas e levar-lhes comida, presentes ou oferecer boleia para a missa e outros momentos de oração.

7. Perdoemos de verdade! Reconciliemo-nos com alguém que nos magoou
A Páscoa é uma bela oportunidade para deixar para trás as feridas do passado. Por isso, esta resolução nos convida a procurar uma pessoa que nos magoou e que nos custa perdoar de coração.

8. Coloquemos os nossos talentos ao serviço dos outros
Jesus ressuscitado enviou os apóstolos a «ser pescadores de homens por todo o mundo». Também a nós Ele nos encontra nos nossos ofícios e nos pede que os usemos para atrair os outros para o Evangelho.

9. Celebremos a vida
Contar os anos não só pelo tempo, mas pelo espaço que abriram no coração;
não só pela amargura de uma dor, mas pela ressurreição que ela traz;
não só pelo número de troféus das conquistas, mas pelo gosto de aventura em cada uma delas;
Não só pelas vezes que chegámos, mas pelas vezes que tivemos a coragem de partir;
não só pelos frutos que colhemos, mas pelo terreno que preparámos e as sementes que lançámos;
não só pela quantidade dos que nos amam, mas pela medida de nosso coração, capaz de amar a todos;
não só pelas desilusões que tivemos, mas pela esperança que infundimos; 
Não só pelos anos que fazemos e pelos aniversários que celebramos, mas por aquilo que fazemos em cada um desses anos e porque os aniversários se tornaram uma celebração de vida.

10. Questionemos a vocação
Procuremos, cada um, saber «o que espera Deus de mim?». O plano de Deus é perfeito e quer a minha felicidade e que eu contribua para a  felicidade dos outros. De que modo vou oferer-me para realizar os sonhos de Deus na minha vida?

Adaptação inspirada em Acidigital.com

Comentários