Deus chama para seus colaboradores pessoas ocupadas

Quando se comenta que Deus chama toda a gente para uma missão na sociedade e na Igreja, muita gente diz que não lhe sobra tempo (muitas vezes, nem vontade) para projetar o seu viver a partir da perspetiva de Deus.

Todavia, o nosso Deus chama as pessoas ocupadas.

Quando Deus chamou Moisés, para libertar o povo da escravidão do Egito, ele estava ocupado com as suas ovelhas no monte Horeb.
«Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian. Conduziu o rebanho para além do deserto, e chegou à montanha de Deus, ao Horeb» (Ex 3, 1).

Quando chamou Gedeão, para ser um dos juízes do povo e o defender, numa época em que não havia rei em Israel, cada um fazia o que bem entendia, a maldade grassava e os povos vizinhos oprimiam os israelitas, ele peneirava o trigo de uma colheita.
«Veio, então, o anjo do SENHOR e colocou-se debaixo do terebinto de Ofra, que era propriedade de Joás, da família de Abiézer; e Gedeão, seu filho, estava a limpar o trigo no lagar, para o esconder da vista dos madianitas» (Jz 6, 11).

Quando procurou Saúl para ser o primeiro rei de Israel, ele estava à procura do burros do seu pai que se haviam extraviado.
«Tendo-se perdido as jumentas de Quis, pai de Saul, disse ele ao filho: “Toma um criado contigo e vai procurar as jumentas.”» (1 Sm 9, 3).

Quando chamou Eliseu, para ser profeta, este lavrava com doze juntas de bois.
«Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Chafat, que andava a lavrar com doze juntas de bois diante dele; ele próprio conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e lançou o seu manto sobre ele» (1 Rs 19, 19).

Quando chamou David, para ser rei em lugar de Saúl, ele apascentava ovelhas.
«Jessé apresentou-lhe, assim, os seus sete filhos, mas Samuel disse: “O SENHOR não escolheu nenhum deles.” E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que anda a apascentar as ovelhas.” Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes de ele ter chegado.”» (1 Sm 16, 10-11).

Quando chamou Neemias, para ser governador de Jerusalém e reconstruir a cidade, ele estava ao serviço do rei.
«Jejuei e orei na presença do Deus do céu, dizendo: “Ó Senhor, presta ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que temem o teu nome. Digna-te, hoje, dar um bom êxito ao teu servo, e faz que mereça a estima deste homem.” Eu era, então, copeiro do rei..” (Ne 1, 5.11)

Quando chamou Amós, para ser profeta, ele pastoreava as suas ovelhas.
«Palavras de Amós, que foi um dos pastores de Técua. Visão que teve acerca de Israel, no tempo de Uzias, rei de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do tremor de terra» (Am 1, 1).

Quando chamou Pedro e André, eles lançavam as redes ao mar.
Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores (Mt 4, 18).

Quando chamou João e Tiago, eles consertavam as suas redes.
«Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu, consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e eles, deixando no mesmo instante o barco e o pai, seguiram-no» (Mt 4, 21-22).

Quando chamou Mateus, estava na cobrança dos impostos.
«Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: “Segue-me!” E ele levantou-se e seguiu-o» (Mt 9, 9).

E estes são apenas dez exemplos contidos na Biblia...


Comentários

  1. Peço -te senhor a Graça da Sabedoria para perceber se aquilo que realizo no meu dia a dia é por ums questão de regras,como os fariseus,ou se é fruto da adesão plena ao teu amor.Que cada momento do meu dia eu me sinta abençoado com a tua presença, e sempre atenta ao teu chamamento e o coração aberto para te receber. Acho lindas todas estas passagens bíblica e de grande reflexão. !!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário