Sete características de um coração pascal


A Páscoa é a celebração pessoal, familiar e comunitária da paixão, morte e ressurreição de Jesus. É uma quadra litúrgica, que, antecipada pela Quaresma e prolongada até ao Pentecostes, dura cerca de 100 dias.

Por meio da oração, do jejum e da esmola, assim como dos sacramentos da reconciliação e da Eucaristia, preparámo-nos para receber o amor de Deus, para amar como Deus ama e para receber o amor dos outros.

Deste modo, formámos um coração pascal, que, entre outras, tem estas sete características:

1. Perdoa a todos, incluindo-se a si mesmo
O coração pascal cura as feridas antigas por meio do perdão. Este é a única forma de deixar o passado e avançar para um futuro melhor. Perdoar aqueles que nos magoaram, e a nós mesmos pelos nossos erros.

2. É grato
O coração pascal olha para as imensas tarefas que a vida exige, mas não se deixa sufocar pelo que falta fazer. Aprende com Deus que vai revelando o seu Plano de Salvação ao longo de muitos anos e prefere caminhar ao ritmo de cada povo. O coração pascal agradece o que foi feito, reconhece todo e qualquer gesto de bondade e colaboração dos outros, vê em tudo a presença providente de Deus, e acredita sempre num futuro melhor.

3. É generoso
O coração pascal sabe que nunca pode rivalizar com Deus. Ele ofereceu o melhor que alguém poderia dar: o Seu próprio filho. Mas sabe que qualquer gesto altruísta é imagem dessa dádiva de Deus.

4. Reestabelece a ligação com alguém do passado
«É assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós», escreveu S. Paulo aos Romanos. Imitando Deus, o coração pascal vai ao encontro daquele(a) amigo(a) que já não vê há algum tempo ou que está longe ou que poderá precisar de ajuda para a abrir o coração.

5. Tem uma notícia alegre para comunicar
A ressurreição é a boa notícia do cristão. O Novo testamento da Bíblia começou pela narração da ressurreição de Jesus. Por isso, o coração pascal comunica pela ótica da boa notícia, pois é ela que vai transformar o mundo. É a verdade, a beleza, o bem quem tem o poder de vencer o mal e santificar a vida.

6. Gosta de ser surpreendido e de surpreender
Deus é «Aquele que pode fazer imensamente mais do que pedimos ou imaginamos, de acordo com o poder que eficazmente exerce em nós», escreveu S. Paulo aos habitantes de Corinto. O coração pascal é aquele que é surpreendido pelo túmulo vazio, que, apesar de ter recebido todos os ensinamentos do Mestre, está constantemente a perguntar: «É agora que vais…?», «como é que vais…?»

7. É apaixonado pela compaixão
O coração pascal é imagem e semelhança de Deus. Pratica a compaixão para com os outros e para consigo próprio. Vê os outros sem julgamentos e tem consciência das suas falhas. Celebra a bondade das pessoas.

Comentários

Enviar um comentário