Terço pelas Vocações (Mistérios Gloriosos)

A alegria do Evangelho, que nos abre ao encontro com Deus e os irmãos, não pode esperar pelas nossas lentidões e preguiças; não nos toca, se ficarmos debruçados à janela, com a desculpa de continuar à espera dum tempo favorável; nem se cumpre para nós, se hoje mesmo não abraçarmos o risco duma escolha. A vocação é hoje!
Maria Santíssima, a jovem menina de periferia que escutou, acolheu e viveu a Palavra de Deus feita carne, nos guarde e sempre acompanhe no nosso caminho.
(Mensagem do Papa Francisco para o 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações)

1.º Mistério: A Ressurreição de Jesus

ESCUTAR
“No primeiro dia da semana, ao romper da alva, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. Encontraram removida a pedra da porta do sepulcro e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.” (Lc 24,1-3)

DISCERNIR
“A contemplação do rosto de Cristo não pode deter-se na imagem do crucificado. Ele é o Ressuscitado! O Rosário sempre expressou esta certeza da fé, convidando o crente a ultrapassar as trevas da Paixão, para fixar o olhar na glória de Cristo com a Ressurreição e a Ascensão.” (J. Paulo II, RVM, 23)

VIVER
Concede, Senhor, à nossa Igreja muitas e santas vocações matrimoniais, sacerdotais, consagradas e missionárias, para que tenhamos nas nossas comunidades profetas que testemunhem e proclamem que Jesus está vivo e nos faz viver.

2.º Mistério: A Ascensão de Jesus ao Céu

ESCUTAR
“Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria.” (Lc 24, 50-52)

DISCERNIR
Ao ressuscitar Jesus dos mortos, Deus venceu a morte, e n’Ele inaugurou definitivamente o seu Reino. (...) Depois da sua Paixão, Ressurreição e Ascensão aos Céus, participa do poder de Deus e do Seu domínio sobre o mundo. (J. Paulo II, RVM 16)

VIVER
Senhor Jesus, “à direita do Pai”, o Teu poder sobre o mundo é enorme. Alcança o coração dos jovens que buscam sentido para a vida, para que descubram a vocação que lhes ofereces.

3,º Mistério: A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos

ESCUTAR
“Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.” (Act 2, 3-4)

DISCERNIR
“A contemplação deste, como de outros mistérios gloriosos, há-de levar os crentes a tomarem consciência cada vez mais viva da sua nova existência em Cristo, no seio da Igreja, numa vida animada pelo Espírito Santo”. (J. Paulo II, RVM 23)

VIVER
Pedimos-Te, Senhor, por intercessão de Maria, pelos jovens da nossa Diocese que recebem o Sacramento do Crisma: que o Espírito Santo lhes faça sentir o teu chamamento para te seguir.

4.º Mistério: A Assunção de Nossa Senhora

ESCUTAR
“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo.” (Ap 21, 1-2)

DISCERNIR
“Com a Ascensão, Cristo senta-se à direita do Pai, com a Assunção, Maria será elevada, por especialíssimo privilégio, chegando a antecipar o destino reservado a todos os justos com a ressurreição da carne” (RVM 23).

VIVER
Senhor Jesus, que o mistério da Assunção nos faça sentir que, à imagem de Maria, se vivermos a nossa vida na fidelidade à vocação de Deus, nos espera uma paz infinita, profunda e inexplicável.

5.º Mistério: A coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Anjos e dos Santos

ESCUTAR
“Depois, apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça. Estava grávida e gritava com as dores de parto e o tormento de dar à luz.” (Ap 12, 1-2)

DISCERNIR
Coroada de glória, Maria resplandece como Rainha dos Anjos e dos Santos, antecipação e ponto culminante da condição escatológica da Igreja. (RVM 23)

VIVER
Pedimos-Te, Senhor, pelo nosso Seminário, coração da Diocese, faz com que a nossa comunidade colabore para que não faltem as vocações nem os meios necessários para que ele possa oferecer sacerdotes bem preparados para o serviço da Igreja.

Conclusão (3 Ave-Maria)
Rezemos, por intercessão da Virgem Santa Maria, para que as famílias, os grupos e as comunidades saibam escutar a voz do Senhor, discernir a sua missão pessoal na Igreja e no mundo e viver a sua vocação no «hoje» que Deus nos concede.
(3 Ave-marias)

Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia,
Vida, doçura e esperança nossa, salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
Esses Vossos olhos misericordiosos s nós volvei,
E, depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.
Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Oração Final: Oração pelas vocações
Jesus Cristo,
amor do Pai, que nos chamas, hoje, a escutar a voz do Espírito Santo, na experiência quotidiana; ensina-nos a discernir a própria vocação, fruto da graça do batismo, para vivermos o dom da fé, imensamente amados por Deus, e responder com confiança
ao chamamento, para servir a alegria do evangelho, como a jovem Maria,
Tua e nossa mãe. Ámen.

Bênção Final
Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.

Comentários