Terço pelas Vocações (mistérios luminosos)

«É preciso preparar-se para uma escuta profunda da sua Palavra e da vida, prestar atenção aos próprios detalhes do nosso dia-a-dia, aprender a ler os acontecimentos com os olhos da fé e manter-se aberto às surpresas do Espírito.
Maria Santíssima, a jovem menina de periferia que escutou, acolheu e viveu a Palavra de Deus feita carne, nos guarde e sempre acompanhe no nosso caminho.»
(Mensagem do Papa Francisco para o 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações)

1.º Mistério: O Batismo de Jesus no Jordão

ESCUTAR
“Uma vez batizado, Jesus saiu da água e eis que os céus se lhe abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: “Este é o Meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O”

DISCERNIR
No batismo está a origem da vocação comum de todos os fiéis cristãos. Pelo Batismo todos somos chamados a viver a nossa existência humana em comunhão com Cristo.

VIVER
Pedimos-Te, Senhor da Messe, que dês a cada batizado a consciência de que o Batismo é dom de Deus a cuidar e alimentar, dando testemunho de uma vida boa, bela e feliz.

2.º Mistério: A revelação de Jesus nas Bodas de Caná

ESCUTAR
“No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus e os discípulos também foram convidados para a boda.”

DISCERNIR
“A família é a escola viva do amor e o lugar do primeiro anúncio da fé. Os pais comunicam aos filhos o Evangelho e recebem deles o mesmo Evangelho vivido. A família permanece a principal comunidade para a transmissão da Fé”.

VIVER
Pedimos-Te, Senhor da Messe, por intercessão de Maria, para que as famílias cristãs cultivem um clima de maior oração e generosidade, de modo que sejam incentivo e nunca obstáculo para os jovens chamados.

3.º Mistério: O anúncio do Reino de Deus com convite à conversão

ESCUTAR
“Depois de João ter sido preso, Jesus veio para a Galileia pregar a Boa Nova de Deus: ‘completou-se o tempo e o Reino de Deus está perto: Arrependei-vos e acreditai na Boa Nova”.

DISCERNIR
A vocação dos fiéis leigos é caracterizada pelo seu compromisso cristão no mundo: na vida matrimonial, na família, no trabalho, na economia, na política, na educação.
VIVER
Pedimos-Te, Senhor da Messe, por intercessão de Maria, que os fiéis leigos vivam fielmente a sua vocação no mundo e manifestem abertamente e sem medo as suas convicções de fé: no trabalho, na escola, no lazer... em toda a parte onde Te queres fazer presente.

4.º Mistério: A transfiguração do Senhor

ESCUTAR
“Pedro, tomando a Palavra, disse a Jesus: ‘Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e outra para Elias’. Ainda ele estava a falar quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: ‘Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o Meu enlevo: escutai-O’ (...) Aproximando-se dos discípulos, Jesus tocou-lhes dizendo: ‘levantai-vos e não tenhais medo’”.

DISCERNIR
“Caro jovem, já pensaste que Cristo precisa de ti? Projeta com Deus e habita o futuro! Não tenhas medo! Ser cristão é viver a vida como uma vocação”.

VIVER
Pedimos-Te, Senhor da Messe, por intercessão de Maria Santíssima, pelos jovens, para que saibam ser generosos e não tenham medo de dizer sim ao teu chamamento.

5.º Mistério: A instituição da Eucaristia

ESCUTAR
“Jesus tomou, em seguida, um cálice, deu graças e entregou-o aos apóstolos dizendo: ‘Bebei todos dele. Porque este é o Meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados”.

DISCERNIR
Hoje sente-se a necessidade urgente de ministros ordenados e de fiéis de vida consagrada. “Será que a nossa Diocese, onde tanto já se sentem chamados ao serviço da catequese, ao serviço da liturgia e ao serviço da caridade, não está em condições de oferecer mais membros para se consagrarem à vida sacerdotal, laical e missionária?”

VIVER
Pedimos-Te, Senhor da Messe, por intercessão de Maria, que as comunidades cristãs tenham fome de Ti e sintam a necessidade de padres santos, homens de Deus, verdadeiramente dignos de oferecer, em nome da Igreja, o Teu sacrifício eucarístico.

Conclusão (3 Ave-Maria)
Rezemos, por intercessão da Virgem Santa Maria, para que as famílias, os grupos e as comunidades saibam escutar a voz do Senhor, discernir a sua missão pessoal na Igreja e no mundo e viver a sua vocação no «hoje» que Deus nos concede.
(3 Ave-marias)

Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia,
Vida, doçura e esperança nossa, salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
Esses Vossos olhos misericordiosos s nós volvei,
E, depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.
Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Oração Final: Oração pelas vocações
Jesus Cristo,
amor do Pai, que nos chamas, hoje, a escutar a voz do Espírito Santo, na experiência quotidiana; ensina-nos a discernir a própria vocação, fruto da graça do batismo, para vivermos o dom da fé, imensamente amados por Deus, e responder com confiança
ao chamamento, para servir a alegria do evangelho, como a jovem Maria,
Tua e nossa mãe. Ámen.

Bênção Final
Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.

Fonte: Guião da 55.ª Semana de Oração pelas Vocações (2018)

Comentários