43.º Encontro Nacional da Fraternitas Movimento – Comunicado Final

Decorreu em Fátima, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, entre os dias 27 e 29 de Abril, o nosso 43.º Encontro Nacional. A presença e participação de associados foi muito significativa.

O tema de reflexão foi a Encíclica do papa Francisco, Laudato Si’.
Abriu esta reflexão, no dia 27, o Doutor Francisco Ferreira, presidente da Associação “Zero”, com uma conferência intitulada “O Cuidado da Casa Comum”. O dia 28 foi ocupado com três palestras de frei Lopes Morgado, OFMCap, que se debruçou sobre as linhas de força da Encíclica e os eixos teológico-bíblicos da mesma. O visionamento do filme documentário “HOME – O Mundo É a Nossa Casa”, no serão do dia, consolidou os conhecimentos que os palestrantes ministraram. Os participantes manifestaram expressamente o seu agrado com a temática abordada e a qualidade dos conferentes.

No domingo, dia 29, teve lugar a Assembleia Geral da FRATERNITAS bem como a Eucaristia de Encerramento.

A Assembleia Geral, este ano também electiva, pois terminava o mandato dos órgãos sociais (2015-2018), foi muito participada. Foram debatidas e aprovadas as Contas e os Relatórios da Direcção de 2017. O Plano de Actividades e o Orçamento para 2018 foram também aprovados.

A eleição dos novos corpos sociais teve uma massiva participação dos associados. Houve, apenas, uma lista candidata. Ela vai gerir a Fraternitas nos próximos quatro anos (2018-2022).
A Assembleia exarou um agradecimento especial aos membros da Direcção que cessaram funções, Luís Salgueiro, como Presidente, e Ana Marta, como Secretária, sublinhando a dedicação e o sacrifício pessoal que significou a sua entrega ao longo destes três últimos anos.

A Assembleia vincou, ainda, a necessidade de se apostar nas relações pessoais, procurando privilegiar os encontros locais, bem como incrementar o esforço de aproximação aos presbíteros que, recentemente, deixaram o exercício do ministério presbiteral.

O Encontro encerrou com a Eucaristia presidida pelo frei Lopes Morgado que tinha orientado a reflexão do dia anterior. Foi uma celebração dinâmica e viva. Nela celebramos o que vivenciámos, nos dois últimos dias, à volta da Laudato Si’.

Como gesto simbólico e compromisso comum real gerado pela reflexão deste importante documento do Papa Francisco, foi proposto e aceite que a partilha do Ofertório celebrado na nossa Eucaristia, consistente com o Rito Penitencial em que reconhecemos explicitamente os nossos erros contra a Criação, se aplique na compra de árvores para a reflorestação de alguma das zonas atingidas pelos incêndios de 15 de Outubro passado.

Salienta-se, igualmente, a participação de elementos novos que expressamente manifestaram a sua vontade em aderir à Fraternitas Movimento — um casal e um ministro ordenado dispensado viúvo propuseram-se a membros associados.

O almoço foi o ponto final do Encontro rico e muito interpelante, que a todos deixou vivamente satisfeitos.

Fátima, 29 de Abril de 2018
A Direcção

Comentários