Em que consiste a devoção dos Cinco Primeiros Sábados, pedida por Nossa Senhora de Fátima numa aparição à Irmã Lúcia?
Tendo Francisco Marto morrido em abril de 1919, e a sua irmã Jacinta falecido em fevereiro de 1920, Lúcia, com 14 anos, ingressou, em 1921, no colégio das irmãs Doroteias, em Vilar (Porto). Dali foi para as casas da congregação em Espanha, em Tui e Ponte Vedra.
Em 10 de dezembro de 1925, sendo Lúcia postulante da Congregação de Santa Doroteia, Nossa Senhora voltou a aparecer-lhe em Ponte Vedra. Na altura, a vidente tinha 18 anos e adotara o nome Maria das Dores.
A própria Irmã Lúcia descreve a aparição, em que Nossa Senhora sugere a devoção dos Cinco Primeiros Sábados:
«Em 10 de dezembro de 1925, a Santíssima Virgem apareceu, tendo junto a Ela, levado por uma nuvem luminosa, o Menino Jesus. A Santíssima Virgem pôs a mão no Seu ombro e mostrou, ao mesmo tempo, um Coração rodeado de espinhos que Ela segurava na outra mão. Nesse mesmo momento, o Menino disse:
"Tem compaixão do Coração da tua Santíssima Mãe, coberto de espinhos com que homens ingratos O trespassam a todo o momento, sem que haja alguém que faça um ato de reparação para os tirar."
Então a Santíssima Virgem disse:
"Olha, minha filha, o meu Coração, rodeado de espinhos com que homens ingratos O trespassam a todo o momento pelas suas blasfémias e ingratidões. Ao menos tu faz por me consolar e anunciar em meu nome que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos aqueles que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, recebam o sacramento da confissão, recebam a Sagrada Comunhão, rezem cinco dezenas do rosário e me façam companhia durante quinze minutos, enquanto meditam nos quinze mistérios do rosário, com a intenção de fazerem reparação ao meu Imaculado Coração".»
«Prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação» é a graça concedida pela devoção dos cinco primeiros sábados.
São requeridos cinco atos:
Confessar-se. Pode ser uma semana antes ou depois de cada primeiro sábado, contanto que se esteja em estado de graça (sem pecados mortais) no momento da comunhão reparadora;
Comungar na missa de cada primeiro sábado.
Rezar o terço em cada primeiro sábado.
Meditar durante 15 minutos sobre os 15 mistérios do rosário em cada primeiro sábado.
Ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria, ao realizar cada uma destas quatro práticas.

Comentários
Enviar um comentário