Retiro de Preparação para a Primeira Comunhão - Segunda Reflexão: A vida fraterna dos seguidores de Jesus

Porque vais receber Jesus na Comunhão, viemos aqui hoje fazer este retiro. Vamos passar este momento juntos, bem unidos uns com os outros e bem unidos a Jesus, Aquele a quem nós queremos seguir. Vamos iniciar o nosso encontro com uma oração, colocando toda a nossa vida nas mãos de Jesus e pedindo-Lhe que fique sempre connosco.

– Faz o Sinal da Cruz: «Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo»
E Deus está contigo.

– E rezemos uns pelos outros. Colocamos a mão no ombro do colega que está à direita e rezamos por ele: «Senhor Jesus, abençoa cada um de nós, e de modo especial, este meu e Teu amigo que está ao meu lado. Que ele siga os teus passos, acolha a Tua Palavra e viva sempre na amizade contigo. Amém!»

– Nós somos discípulos de Jesus. Mas como vivem os discípulos de Jesus? 
Ser discípulo de Jesus é viver de qualquer modo ou os amigos de Jesus têm um modo próprio de vida, um estilo de vida de acordo com os ensinamentos do mestre? Vamos ver na Bíblia um bonito relato sobre a vida dos seguidores de Jesus. Esse texto vai ajudar-nos a perceber as características dos discípulos de Jesus.

«Os discípulos eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fração do pão e às orações. Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um. Como se tivessem uma só alma, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo. E o Senhor aumentava, todos os dias, o número dos que tinham entrado no caminho da salvação» (Act 2, 42-47)

Quatro características dos discípulos de Jesus
– A primeira característica dos seguidores de Jesus que o texto dos Atos dos Apóstolos nos mostra é a perseverança.

De nada adianta receber Jesus pela primeira vez, se não for para perseverar na amizade com Ele. Essa é uma qualidade muito importante que os seguidores de Jesus precisam ter. O texto fala principalmente da perseverança nos ensinamentos de Jesus. Isso significa que o discípulo nunca aprendeu tudo do mestre. Ele é um eterno aprendiz.

A caminhada de seguidores de Jesus não é como um curso que tem fim, quando a gente recebe um diploma. No seguimento de Jesus, somos sempre discípulos e não mestres, somos aprendizes, somos pessoas sempre abertas a aprender mais e mais, pois a vida é cheia de desafios que não cessam de se apresentar a nós. Por isso é tão importante perseverar na catequese depois da primeira comunhão.

– Outra característica dos seguidores de Jesus é a comunhão entre eles como comunidade de fé. 
Eles participavam das reuniões em que se celebrava a fração do pão, que é a Eucaristia. Quem faz a primeira comunhão precisa de continuar em comunhão, por isso precisa de participar da Missa sempre, pelo menos uma vez por semana. Não adianta comungar uma vez e depois desaparecer. A frequência na comunidade é muito importante.

– Os discípulos tinham outra característica importante: eram pessoas de oração. 
Estavam sempre unidos a rezar com os seus irmãos de fé no lugar de culto ou em suas casas, no silêncio do seu quarto ou com as suas famílias. A oração é uma forma de melhorar o nosso diálogo com Deus e estreitar mais a nossa amizade com Ele. É muito importante rezar sempre para manter a comunhão com Jesus.

– Os discípulos eram também pessoas generosos, fraternas, que partilhavam as suas vidas e os seus bens. 
Para seguir Jesus, é preciso saber partilhar a vida como Ele mesmo fez. Quem se fecha no seu egoísmo e só pensa em si não consegue seguir Jesus. Sente-se um estranho no grupo, porque a fraternidade é a marca dos seguidores de Jesus. Partilhar os nossos bens e os nossos dons/talentos não é uma obrigação; é uma graça que nos foi dada. 

Ver os amigos e irmãos a viver felizes sem passar necessidades é uma alegria incomparável. É por isso que o texto termina dizendo que eles viviam felizes, louvando a Deus pela sua amizade. E cada dia mais gente queria viver assim: sendo discípulo de Jesus.

A partir de Fique Firme

Relê ou medita

Comentários