10 frases que pessoas inteligentes não usam quando conversam

1. «Pareces cansado(a)»
Pessoas cansadas já se sentem abatidas e desagradáveis: têm olheiras, cabelos desgrenhados, dificuldade em concentrar-se e ficam muito irritadas. Dizer a alguém que ele parece cansado é repisar todos os itens acima descritos e mais alguns.

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Está tudo bem? Precisas de ajuda?» E, desta forma, a pessoa cansada tenderá a expandir-se em vez de se retrair. E o interlocutor será visto como preocupado, em vez de rude.

2. “Perdeste muito peso!”
É, sem dúvida, um comentário bem-intencionado – aparentemente, um elogio –, porém dá a impressão de que quem o diz está a ser crítico. Dizer a alguém que perdeu muito peso sugere que costumava parecer gordo ou pouco atraente.

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Estás fantástico(a).»

Neste caso, o elogio não faz comparações.

3. “Eras bom demais para ela(e)”
Quando alguém termina um relacionamento, pessoal ou profissional, este comentário significa que essa pessoa tem mau gosto e fez uma má escolha.

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Azar o dele (a)!»

Isso significa reconhecimento, apoio e otimismo para se abrir a novos relacionamentos.

4. Tu sempre…” ou “Tu nunca…”
«Sempre», «nunca», «tudo», «nada», «todos», «ninguém» - e palavras semelhantes - são mentirosas. Não é possível 

Mais ainda, quem as ouve interpreta-as como intenção para discutir de quem as pronuncia.

Em vez disso, as pessoas inteligentes referem simplesmente o que a outra pessoa fez e que se afigura como um problema para ela, podendo acrescentar: «Parece que fazes isso com frequência.»

5. Está muito bem para uma pessoa da tua idade”
Mais uma vez, usar termos de comparação é rude e, neste caso, é o mesmo que dizer «já não tens idade para...» 

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Estás ótimo(a).» Porque os elogios genuínos não precisam de ser qualificadores.

6. “Como eu já disse antes…”
Esta frase é injusta, porque é normal esquecermos a maioria das coisas com o passar do tempo. Além disso, faz parecer que quem a diz se ofende por ter de repetir. Na realidade, sentir-se ofendido por ter que repetir algo sugere que essa pessoa é insegura ou acha que é melhor do que todos os outros.

Em vez disso, as pessoas inteligentes, ao ter de dizer de novo, aproveitam para transmitir a mensagem de uma maneira mais clara e interessante.

7. “Boa sorte”
Não é errado desejar boa sorte a alguém, mas pode-se fazer melhor, pois essa expressão implica que o destinatário precisa de sorte para ter êxito.

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Eu sei que és capaz.» Com isso, sugere-se que a pessoa tem as habilidades necessárias para obter sucesso e proporciona-se-lhe um enorme impulso de confiança.

8. “Tu é que sabes” ou “O que tu quiseres”
Quem o afirma dá a ideia de ser indiferente ou que de que a sua opinião não é importante (o que não tem sentido, senão quem pergunta não teria pedido a opinião).

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Eu não tenho uma opinião formada, mas…» Uma opinião é sempre uma fonte de inspiração, pois, mesmo quando a outra pessoa não concorda, ela teve de pensar para excluir a sugestão.

9. Bom, pelo menos eu nunca...
Esta frase é uma maneira agressiva de desviar a atenção de erros próprios, apontando um erro antigo e provavelmente irrelevante que a outra pessoa cometeu (e que já deveria ter sido perdoado).

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Sinto muito.»

Assumir os erros próprios e reconhecer o arrependimento dos outros são as melhores maneiras de vencer litígios e chegar a soluções com calma.

10. Não tens salvação...
Quem o diz arma-se em juiz do próximo - algo que só a Deus pertence, e, todavia, Ele prefere a misericórdia ao juízo, como afirmou o rei David «É melhor cair nas mãos do SENHOR, pois é imensa a sua misericórdia, do que cair nas mãos dos homens!» (na Bíblia, Primeiro Livro das Crónicas, capítulo 21, versículo 13 - 1Cr 21, 13). E a frase tem a intenção de humilhar.

Em vez disso, as pessoas inteligentes dizem: «Mereces uma segunda oportunidade.» Porque viver tentar e errar; é tentar e conseguir; é cair e erguer-se; é errar e aperfeiçoar-se...

A partir de Dr. Travis Bradberry, em Linkedin.com

Comentários