Vários estudos têm demonstrado que a música pode ajudar no desenvolvimento das crianças, nomeadamente nas habilidades de linguagem, nas habilidades motoras e melhorar o QI geral.
1. Quatro benefícios pelos quais a música pode ajudar as crianças a evoluir são destacados pelo relatório Music Matters (ver aqui, em inglês: Music Matters: How Music Education Helps Students Learn, Achieve, and Succeed" («Music Matters: Como a Educação Musical Ajuda os Alunos a Aprender, Alcançar e Ter Sucesso»), dos Estados Unidos:
- prepara o cérebro para novas conquistas (realizações)
- melhora a memória
- cultiva as habilidades de pensamento, inclusive o raciocínio abstrato
- melhora as habilidades motoras finas.
2. A música pode ajudar a aprender matemática, nomeadamente no que diz respeito à Geometria, pois desenvolve o sentido do espaço. Para isso contribui o facto de que «tocar um instrumento exige a integração de vários sistemas sensoriais, como a audição, o olhar, a coordenação motora», explicou o professor de Acústica e doutorado em Psicologia da Música pela Universidade de Aveiro, Carlos dos Santos Luiz, num estudo pioneiro realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra.
3. A música pode melhorar a alfabetização. «A maneira como processamos o som musical é a mesma maneira como processamos a fala», diz Susan Hallam, professora de educação da University College London, no estudo The power of music: Its impacton the intellectual, social andpersonal development of childrenand young people («O poder da música: o seu impacto no desenvolvimento intelectual, social e pessoal de crianças e jovens»). As crianças que têm aulas de música podem melhorar a habilidade de ouvir e, por sua vez, melhorar a maneira como processam a linguagem.
4. A música pode aumentar o QI geral. Estudos mostraram que aprender a tocar um instrumento pode ter um efeito duradouro, com um aumento do Quociente de inteligência em três pontos.
A classificação de QI é a seguinte:
Igual ou superior a 130: Superdotado
120 - 129: Inteligência superior
110 - 119: Inteligência acima da média
90 - 109: Inteligência média
80 - 89: Normal fraco
70 - 79: Limite da deficiência
Igual ou inferior a 69 - Deficiente mental
5. Música inspira a criatividade, seja reflectindo sobre as letras, seja reagindo às emoções provocadas pelos tons e ritmos, seja compondo letras de músicas, seja criando as coreografias das danças, seja, até, dando alento e entusiasmo para uma melhor produtividade em atividades sem qualquer relação com o mundo musical.
6. Música gera confiança e aumenta a auto-estima. A auto-estima pode ser medida pelo quanto gostamos de nós mesmos. Quando uma pessoa gosta de si e se respeita, ela tem maior confiança, o que contribui para um desempenho melhor, e é mais feliz em geral.
Poder apreciar uma música e a sua letra; ser fã de um artista ou de uma banda; poder participar em festivais de música, com a sensação de ser "daquela tribo"; ter o talento para cantar ou tocar um ou vários instrumentos; poder atuar em público e sentir a responsabilidade e o gosto de o fazer... tudo isto dá confiança e auto-estima.

Comentários
Enviar um comentário