O que dizer a um(a) aluno(a) que tirou notas baixas na escola?

Aos pais, familiares e amigos dos alunos, é difícil não se preocupar quando ele ou ela tira notas baixas na escola ou reprova o ano.

No entanto, manter a cabeça fria e o coração quente é a melhor maneira de ajudar os alunos a restaurar a confiança em si mesmos.

As crianças reagem de maneira diferente quando confrontadas com as notas e, em particular, no momento de apresentar a caderneta escolar aos pais. Duas são, todavia, as reações mais comuns: ficam decepcionadas ou ficam com raiva delas próprias.

Então, pais, familiares e amigos devem acompanhá-las, com frases e comportamentos adequados para as ajudar a reencontrar o  consolo, o equilíbrio emocional e pensar racionalmente no futuro como nova oportunidade.

A psicóloga e psicoterapeuta Berdadette Lemoine, no livro Petites phrases à leur dire pour les aider à grandir [Pequenas frases para ajudar a crescer], sugere que os pais comecem uma conversa deste tipo da seguinte maneira:

 “Vejo que estás triste, decepcionado(a) ou com raiva…” 
ou
“Vejo que pareces indiferente a teres tirado notas baixas”

A ideia não é suscitar sentimentos de compaixão ou de vitimização, mas levar as crianças a perguntar-se se se dedicaram adequadamente e se fizeram realmente o melhor que podiam ter feito.

Então, neste ponto de discernimento, ajudá-las a entender as causas do mau desempenho:

Qual achas ser a razão destes mau resultado? Deve-se a falta de esforço, de dedicação, ou a dificuldades reais? 

No primeiro caso, é necessário reagir com autoridade e explicar a necessidade de fazer as coisas com muito esforço.

No segundo caso, os pais podem tentar procurar soluções para o problema e mostrar-se dispostos a ajudar os filhos. Frases como as que estão abaixo costumam funcionar:

“Podemos trabalhar juntos para melhorar isso?”

“Vamos ver como poderias ter feito.”

“O que vais fazer para melhorar da próxima vez?”

O facto de os pais se juntarem aos filhos na busca de soluções irá ajudá-los a progredir. 

Rever os assuntos das aulas e tirar possíveis dúvidas das crianças são boas ferramentas de apoio.

É importante não humilhar as crianças. O que os pais devem fazer é expressar que confiam muito no potencial dos filhos. A isso chama-se encorajar As frases abaixo podem ajudar nesta tarefa:

“Sei que és capaz.”

O que queremos é que faças o melhor que és capaz.

“Deves estar orgulhoso(a) porque deste o teu melhor.

Adaptado de Aleteia.org

Comentários

  1. Bom dia. Gostaria de vos apresentar o site Um Guia TV para ver cinema na televisão de Portugal e do Brasil Visitem e deixem as vossas sugestões. Espero que seja útil.Podem encontrar a versão brasileira aqui

    ResponderEliminar

Enviar um comentário