«Eu vivo sempre cada dia com alegria, tal como os dias das pessoas que são importantes para mim. Porquê? Porque viver, na companhia das pessoas de quem gosto, com saúde e com uma ocupação, é uma felicidade que devo apreciar e aproveitar», comentava alguém que escutei na padaria, hoje de manhã.
E lembrei-me destas dez razões para celebrar a vida dia a dia...
1 - Gostarás muito de ti, mesmo que a vida sejam, de facto, dois dias: um a mais e um a menos, e esteja a ficar mais velho(a) e as marcas no teu corpo não perdoem
O tempo passa. Não podemos pará-lo. Se não o queremos perder, só temos de aproveitá-lo: viver cada experiência e tornar-nos mais sábios, porque, na verdade, deixaremos de ser fortes fisicamente, mas podemos ser invencíveis animicamente.
2 - Festejarás, porque é saudável. Viver com entusiasmo é o maior dos espectáculos.
Viver é ter gestos de amor para com quem nós gostamos, a começar por nós mesmos.
Depois de despertar, a primeira e maior tarefa é mimar-se a si próprios: a higiene, a alimentação, a oração/meditação, o exercício físico, a ocupação, o repouso, o convívio.
A segunda maior tarefa, tão importante como a primeira, é mimar os outros: é ajudá-los a viver e agradecer-lhes os modos com que nos ajudam a viver. É dar respostas conscientes às perguntas: Para que serve o que fazemos e o que pretendemos fazer?
3 - Queixa-te menos e ri-te mais.
O melhor pode estar para chegar, sempre, no segundo seguinte, ao virar da esquina... Aprender, projetar coisas novas, encher a mente de boas memórias é renascer continuamente.
4 - O teu futuro é... sedutor e apaixonante.
Quem tem razões para viver nasce cada dia. E a vida nunca está terminada.
5 - Arrepender-te-ás do que não fizeste
Não é triste envelhecer, o triste é passarem os anos e não ter feito nada.
6 - Recuperarás algum tempo perdido
Se se esqueceu um amigo, contactá-lo; se não se viu um filme, fazer por vê-lo; ler ou reler livros; fazer o que faz falta para se sentir feliz.
7 - Manter-te-ás a par dos avanços da humanidade, além dos avanços tecnológicos.
Quem não lê ou não vê notícias, não saberá nada mais do que o que acontece no seu lugar.
Quem se feche aos novos dispositivos e ferramentas tecnológicas, não aproveita o quanto eles tornam a vida mais fácil.
Quem não acompanha o mundo em constante mudança e não se adapta, envelhece.
Quem não deixa que os sobrinhos, netos ou quem quer que seja os ensinem, já se enterrou.
8 - Ocuparás criativamente os tempos em que não tiveres nada para fazer
Quantas vezes a própria vida se encarrega de arranjar momentos obrigatórios para descansar, como oportunidades para provocar mudanças.
Estas são algumas atividades que se podem fazer em situações de desemprego ou em dias sem ocupações: criar uma lista de livros relacionados com as áreas de eleição; ler pequenos artigos do seu interesse; praticar meditação; dar um passeio; arrumar a casa, ou a mesa de trabalho (e ver quantas coisas sobram, quantas ficaram esquecidas...); inscrever-se num curso pela Internet...
9 - Deixa-te conduzir pelos bons sentimentos
A alegria é o que dá vida à vida; ao passo que a tristeza é o que mata a vida.
10 - Tomarás consciência da tua marca na História
Nada do que fazemos é indiferente; o que plantamos ou aquilo com que poluímos, por exemplo, deixa marca; o que fazemos, o testemunho de vida que damos, os filhos, os que inspirámos.... tudo isso e muito mais é o nosso legado diário para a História da Humanidade.

Comentários
Enviar um comentário