Paróquias do Brasil unidas na oração por vocações entre os seus membros

Uma campanha pelas vocações esta a desenvolver-se em várias partes do Brasil. Diversas dioceses e arquidioceses estão a aderir à Ação Evangelizadora, uma proposta apresentada em abril deste ano ao episcopado brasileiro durante a 56.ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Consiste em que cada comunidade se coloque em oração, como um único corpo, pedindo a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja no seu seio.

As comunidades rezam pelas vocações antes de todas as celebrações, reuniões e encontros, e publicam testemunhos de quem vive com alegria a sua vocação, informa D. Mário Spakio,  bispo de Paravaí.

«A cultura vocacional é o ambiente positivo, saudável, referente às vocações, por meio do qual propiciamos que o testemunho alegre das pessoas que seguem Deus chegue até às crianças, os adolescentes e os jovens. A Cultura Vocacional forma-se a partir da oração e do falar positivamente das vocações, num mundo cheio de lamentações. Na maioria das dioceses e congregações, é designado um padre ou uma religiosa, respectivamente, para promover as vocações. Com esta ação evangelizadora, estamos a corresponsabilizar, não apenas algumas pessoas, mas toda a Igreja», explica o bispo Spaki.

«Pessoalmente tenho-me surpreendido com o entusiasmo com que as pessoas abraçaram esta causa: quase na totalidade das comunidades já se tornou comum a oração pelas vocações», conta o prelado.

A página oficial da Ação Evangelizadora - Cada Comunidade uma Nova Vocação tem como endereço www.vocacoes.org e será um meio de comunicação comum, partilhado pelas 52 dioceses envolvidas, no qual são publicados os vídeos de testemunhos vocacionais, além de notícias, orientações, materiais para descarregar e espaço para os jovens vocacionados se inscreverem.

 Gaudium Press, com informações da CNBB

Comentários