Outro dia, assisti a um filme na TV, em que duas senhoras inglesas ridicularizavam a personagem principal por ela «ser uma simples dona de casa a vida inteira».
No desenrolar do filme, esta "simples dona de casa" mostra-se mais capaz e mais astuta do que as outras que se riram dela.
A Universidade da Vida
Uma mãe de família - ou uma esposa, uma cuidadora de doentes ou idosos, uma filha/irmã que ficou solteira porque era preciso cuidar de alguém - aprende muito cuidando do seu lar. E, se tiver horizontes abertos, aprenderá muito com a vida e terá conhecimentos gerais muito grandes, adquiridos pelo convívio com os filhos - os doentes, os familiares, etc - e com a atualização diária, por meio da observação da vida, do que conhece pelos meios de comunicação social, no fundo, da "Universidade da Vida".
Não penso que uma dona de casa fique parada no tempo, só porque cuida do lar e não de uma carreira profissional. Ela estará tão ou mais atualizada acerca do que acontece no mundo quanto uma funcionária pública ou uma executiva. Basta que tenha interesse em crescer emocional e intelectualmente, para o seu próprio benefício e para o bem do marido, dos filhos, dos que com ela convivem ou estão ao seu cuidado.
Executiva do Lar
A dona de casa, verdadeiramente, exerce a profissão de “Executiva do Lar”, que, na prática, significa gerir muitas disciplinas: é psicóloga, professora, bibliotecária, funcionária de reposição de produtos, chefe de cozinha, administradora, etc., etc.
Além destas obrigação, que significam múltiplas tarefas domésticas, apoio ao marido e cuidado dos filhos, tais mulheres são, acima de tudo, formadoras de pessoas e criadoras de futuro, pois estão a formando os homens e as mulheres do hoje e do amanhã.
Compromisso
Vamos olhar com carinho, gratidão e solidariedade as donas de casa e mães de família que se dedicam exclusivamente a isso. Vamos ajudá-las a encontrar o equilíbrio entre a sua valorização pessoal, e as suas tarefas. Se, na maior parte dos casos, o seu trabalho não é remunerado, que lhe seja dado um valor incalculável pelo seu contributo para a formação e progresso da sociedade.

Comentários
Enviar um comentário