O Apóstolo Judas, que já havia traído o Mestre, participou na Última Ceia, quando Jesus repartiu o pão e o vinho?
Convém-nos começar por entender o que acontece durante Ceia da Páscoa Judaica.
A ceia segue determinados rituais e símbolos da Páscoa que os evangelhos não descrevem. Os participantes, começam por lavar as mãos. Quando todos estão nos seus lugares, o chefe de família toma em suas mãos uma taça cheia de vinho tinto, levemente aguado, e abençoa-a com uma oração, que começa com as seguintes palavras: «Bendito sejas, Senhor nosso Deus, que tens criado o fruto da videira.» Após ter bebido o vinho, passa a taça aos demais, e cada um bebe um gole.
Em seguida, o dirigente da cerimónia abençoa as ervas amargas, molha-as no molho e come delas. Os demais convidados fazem o mesmo. Só depois disso é que o cordeiro pascal é posto na mesa.
Conforme a prescrição de Êxodo 12, 26, é explicado o significado da Páscoa e as suas cerimónias. Depois, faz-se a oração chamada Hallel, composta pelos Salmos 113 e 114.
Enche-se outra taça e, como a primeira, passa de mãos em mãos.
Esta segunda parte da refeição encerra com a oração: «Bendito sejas, Senhor nosso Deus, rei do Universo, que nos tens libertado e liberaste a nossos pais do poder do Egito.»
Na terceira parte da cerimónia, os convidados lavam as mãos, novamente. O dirigente parte um pão ázimo, come um pedaço, acrescenta ervas amargas, molha-o no molho haroset e distribui-o aos presentes.
Em seguida, faz a bênção do cordeiro pascal, que é cortado delicadamente e repartido entre todos.
Concluída a refeição, todos bebem a terceira taça de vinho que se chama o cálice da bênção.
E canta-se a segunda parte do Hallel, Salmos 113 a 118, e outros salmos.
Todos se retiram para os seus aposentos antes da meia-noite.
O Apóstolo Judas, que já havia traído o Mestre, participou na Última Ceia, quando Jesus repartiu o pão e o vinho?
O que nos diz o evangelista João?
A narrativa de João (Jo 13) diz que Jesus humedece o pão e dá-o a Judas Iscariotes, filho de Simão, indicando que este seria o traidor. Mostra Judas a participar da ceia de despedida e, logo em seguida, a seguir o caminho da traição. “Tomando então o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente.
O que dizem os evangelhos sinóticos?
Os evangelhos sinóticos narram o facto da instituição da Eucaristia no decurso da última ceia: Mateus 26; Marcos 14 e Lucas 22.
A narrativa de Lucas é explicita acerca da participação de Judas na celebração da última ceia e instituição da eucaristia, discritas nos versículos 14 a 20. E no versículo 21 Jesus anuncia a traição: «No entanto, vede: a mão daquele que me vai entregar está comigo à mesa!»
Portanto, a narrativa de Lucas mostra que Judas participou da distribuição do pão e depois disto seguiu o seu caminho, traindo Jesus.
Para Marcos, Judas Iscariotes parte dali depois de ter participado da ceia:
«Estavam à mesa a comer, quando disse: "Em verdade vos digo: um de vós há-de entregar-me, um que come comigo." Começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: "Porventura sou eu?" Jesus respondeu-lhes: "É um dos Doze, aquele que mete comigo a mão no prato. Na verdade, o Filho do Homem segue o seu caminho, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser entregue! Melhor fora a esse homem não ter nascido!" Enquanto comiam, tomou um pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e entregou-o aos discípulos dizendo: "Tomai: isto é o meu corpo." Depois, tomou o cálice, deu graças e entregou-lho. Todos beberam dele (Mc 14, 10-23).
Mateus segue uma narrativa semelhante à de Marcos:
«Enquanto comiam, disse: "Em verdade vos digo: Um de vós me há-de entregar." Profundamente entristecidos, começaram a perguntar-lhe, cada um por sua vez:"«Porventura serei eu, Senhor?" Ele respondeu: "O que mete comigo a mão no prato, esse me entregará. O Filho do Homem segue o seu caminho, como está escrito acerca dele; mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser entregue. Seria melhor para esse homem não ter nascido!" 25Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: "Porventura serei eu, Mestre?" "Tu o disseste" - respondeu Jesus. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: "Tomai, comei: Isto é o meu corpo."
Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: "Bebei dele todos. Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados. Eu vos digo: Não beberei mais deste produto da videira, até ao dia em que beber o vinho novo convosco no Reino de meu Pai."» (Mt 26, 21-29).
Concluindo
Os evangelhos no seu conjunto atestam a participação de Judas Iscariotes na ceia de despedida de Jesus, e no final deste encontro de despedida de Jesus, ele segue o caminho da traição.

Artigo muito bom para a compreensão da personalidade de Judas e sua relação com Jesus
ResponderEliminar