4.º Dia de Oração pela Unidade dos Cristãos: Contentai-vos com o que tendes, e não retireis casa, trabalho e pão às gerações vindouras

Como cristãos de comunidades separadas, nos unimos para orar pela unidade. Este ano, o tema da Semana de Oração pela Unidade cristã, escolhido pelas Igrejas na Indonésia, é «Procurarás a justiça, nada além da justiça». (Textos completos para os oito dias, aqui: Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos)

Sede global de sobriedade
Os pobres, as espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, os ecossistemas degradados ... são muitos os que apelam para um novo estilo de vida, mais sóbrio, mais sustentável, mais em harmonia com os ritmos da Criação. 

Reflexão
O autor da Carta aos Hebreus adverte contra o excessivo amor ao dinheiro e às coisas materiais: «Vivei sem avareza, contentando-vos com o que possuís, porque o próprio Deus disse: Não te deixarei nem te abandonarei» (Heb 13, 5).

Diante de nossa tendência de achar que nunca temos o suficiente, o texto nos faz lembrar da providência de Deus e nos garante que Deus nunca abandonará a criação. Através da fertilidade da terra, rios e mares, a bondade de Deus providenciou ampla quantidade de alimento e água fresca para sustentar todos os seres vivos, e ainda assim muitas pessoas estão carentes em relação a essas básicas necessidades.

A fraqueza humana e a ganância frequentemente levam à corrupção, injustiça, pobreza e fome. Pode ser tentador, em vez de cuidar de outros e partilhar com eles nossos bens, juntar e acumular dinheiro, alimento e recursos naturais para nós mesmos, ou para nossa nação ou nosso grupo étnico.

No entanto, Jesus nos ensina que as coisas materiais não devem reter a nossa principal atenção (Mt 6, 25-34). Em vez disso, deveríamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e seus valores, confiando no que nosso Pai celestial vai prover para nós.

Em anos recentes, algumas Igrejas na Indonésia têm providenciado vários tipos de apoio financeiro, humano e educacional a pequenas igrejas na área rural. Com esse simples e prático exemplo de amor mútuo, elas estão demonstrando a unidade com seus companheiros cristãos, que é um dom de Deus à sua Igreja. 

Viver com mais simplicidade, não estando preocupados com ganhar dinheiro além de nossas necessidades ou com acumular recursos para o futuro, pode capacitar-nos para fazer da terra, nossa casa comum, um lugar mais justo.

Oração
Compassivo Deus, 
nós te agradecemos por teus generosos dons.

Dá-nos a graça de aceitar todas as bênçãos com simplicidade e humilde gratidão.

Capacita-nos para estarmos satisfeitos e prontos a partilhar com outros que vivem em necessidade, 
para que todos possam experimentar unidade no amor 
que flui de ti, nosso Trino Deus, que vive e reina para sempre.

Amém.

Comentários