Como cristãos de comunidades separadas, nos unimos para
orar pela unidade. Este ano, o tema da Semana de Oração pela Unidade cristã,
escolhido pelas Igrejas na Indonésia, é «Procurarás a justiça, nada além da
justiça». (Textos completos para os oito dias, aqui: Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos
Cristãos)
Reflexão
Eli interpreta mal a profunda e intensa prece de Ana e condena-a, considerando as suas súplicas como murmúrios de embriaguês. Ainda assim, as palavras com que ela responde, pedindo que ele não a considerasse uma mulher sem valor, comoveram o seu coração e ele mandou-a embora com uma bênção (ler 1 Samuel 1, 13-17).
Do mesmo modo, quando a mulher cananeia vai ter com Jesus, pedindo-Lhe para curar a sua filha, Ele, inicialmente, manda-a embora, dizendo que tinha vindo apenas para o seu próprio povo. Mas ela persiste na sua súplica e desafio e, no fim, reconhecendo a sua grande fé, Jesus concede-lhe o que pedira (ler Mateus 15, 21-28).
Em ambos os casos, uma mulher que era inicialmente marginalizada e considerada indigna de atenção tornou-se capaz de dizer palavras proféticas que comoveram corações e trouxeram cura e plenitude.
A marginalização e desconsideração das vozes femininas continuam em nosso tempo
Mesmo no interior das nossas igrejas, somos frequentemente cúmplices de culturas que desvalorizam as mulheres.
Quando os cristãos tomam consciência das suas próprias falhas nessa área, eles começam a reconhecer mais claramente o horror da violência contra mulheres e crianças, retiradas à força de suas casas e vítimas de tráfico para outras terras. Essas pessoas e muitos outros trabalhadores migrantes são frequentemente tratados como menos que humanos, e são-lhes negados os mais elementares direitos humanos.
Em anos recentes, Igrejas na Indonésia assumiram ações em comum contra o tráfico humano e o abuso sexual de crianças. Os seus esforços, e os de pessoas de outras religiões, são cada vez mais urgentes, já que o número de vítimas em algumas partes do país cresce diariamente.
Como cristãos unidos em oração e estudo das Escrituras, ouvindo a voz de Deus sinceramente, eles podem descobrir que Deus também fala hoje por meio dos clamores dos que sofrem mais abusos na sociedade. É ao ouvir juntos o apelo de Deus que eles são inspirados a estarem unidos em ação comum contra o flagelo do tráfico humano e de outros males.
Oração
Deus de toda graça,
és a fonte da dignidade humana.
Por tua graça e poder as palavras de Ana
transformaram o coração do sacerdote Eli;
por tua graça e poder
as palavras da mulher cananeia moveram Jesus a curar a sua filha.
Ao buscarmos manifestar a unidade da Igreja,
concede-nos a coragem de rejeitar
todas as formas de violência contra mulheres
e de celebrar os dons do Espírito
que as mulheres trazem com o seu serviço à Igreja.
Assim oramos por Jesus Cristo, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,
um só Deus para sempre. Amém.

Comentários
Enviar um comentário