8.º Dia de Oração pela Unidade dos Cristãos: O Senhor é minha luz e minha salvação, de quem terei medo?


Como cristãos de comunidades separadas, nos unimos para orar pela unidade. Este ano, o tema da Semana de Oração pela Unidade cristã, escolhido pelas Igrejas na Indonésia, é «Procurarás a justiça, nada além da justiça». (Textos completos para os oito dias, aqui: Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos)

Reflexão
Ao longo dos oito dias desta Semana de Oração pela Unidade Cristã, as reflexões diárias têm considerado muitas situações difíceis com que o mundo de hoje se depara, incluindo ganância, violência, exclusão, exploração, pobreza, poluição, fome e tráfico.

As Igrejas na Indonésia estão conscientes de que esses temas são desafios para todos os cristãos. Elas reconhecem e confessam que alguns desses pecados têm manchado também a vida das suas Igrejas, ferindo a unidade e enfraquecendo o seu testemunho no mundo.

Ao mesmo tempo, reconhecem também os muitos promissores exemplos de Igrejas que vão se unindo para testemunhar a sua unidade em Cristo. Cristãos em outras partes do mundo podem apresentar muitos outros exemplos a partir de sua própria situação.

Dia a dia, ano a ano, e especialmente durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã, cristãos se unem em prece conjunta, professando sua comum fé batismal, ouvindo a voz de Deus nas Escrituras e orando juntos pela unidade do corpo de Cristo. Ao fazer isso, eles reconhecem que a Santíssima Trindade é a fonte de toda unidade e que Jesus é a luz do mundo, que promete a luz da vida a quem O segue. «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida» (João 8, 2-20)

As muitas injustiças do mundo frequentemente lhes trazem tristeza e ira. Mas eles não perdem a esperança, eles entram em ação. Eles não têm medo, porque o Senhor é a sua luz e salvação, a força maior das suas vidas. «O SENHOR é minha luz e salvação, de quem terei medo? O SENHOR é o baluarte da minha vida: quem me assustará?» (Salmo 27,1-4)

Oração
Deus, que nos sustentas,
nós te louvamos pela tua amorosa bondade,
porque nos amparas em tempos de desafio
e nos mostras a tua luz em tempos de escuridão.

Transforma as nossas vidas
para que possamos ser uma bênção para outros.

Ajuda-nos a viver a unidade na diversidade
como testemunhas da tua comunhão.

És Pai, Filho e Espírito Santo,
um só Deus, agora e para sempre.
Amém.

Comentários