Quais são os 10 países com maior número de católicos?

A Igreja foi fundada pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, que enviou os seus apóstolos pelo mundo e anunciar a todos o Evangelho. Desde então o catolicismo espalhou-se pelos cinco continentes.

A partir de Israel, e do Oriente Médio, onde tudo começou, a Igreja cresceu pelo Império Romano (pela Europa) e também chegou à Ásia e ao Norte da África. 

Ao longo de vinte séculos, e na maior parte do tempo através dos missionários europeus, a Igreja chegou aos cinco continentes.


Atualmente, os seguidores de Jesus Cristo - cristãos - são cerca de dois mil milhões, dos quais  1,3 mil milhões são católicos. Os dados são do 
Anuário Pontifício 2018.

Os países que podem ser considerados “os mais católicos” são 15, e somam mais de 64 % de batizados, isto é, 830 milhões de pessoas.

Quatro são africanos (República Democrática do Congo, Nigéria, Uganda e Angola);

outros quatro encontram-se no continente americano (Brasil, México, Estados Unidos e Colômbia);

dois na Ásia (Filipinas e Índia);

e cinco na Europa (Itália, França, Espanha, Polónia e Alemanha).

Quais são os 10 países com maior número de católicos? O Brasil lidera a lista com 126,8 milhões de católicos, cerca de 61 % da população. O catolicismo chegou ao país através dos portugueses, que estabeleceram a primeira diocese em terras brasileiras no ano de 1551.

O segundo país com mais católicos é o México, com 98,8 milhões de católicos, à volta de 89 % da população. A Igreja Católica foi levada à nação no século XVI através dos espanhóis. No início do século XX, o governo proclamou uma feroz perseguição aos católicos que originou a Guerra dos Cristeros.

As Filipinas têm o terceiro lugar na lista, com 85,5 milhões de católicos. Missionários espanhóis levaram o catolicismo ao território filipino, que atualmente é predominantemente católico, com 81,4 % da população a declarar-se católica.

Os Estados Unidos ocupam a quarta posição, com 71 milhões de católicos, que representam 24 % da população. A Igreja Católica chegou ao país através dos espanhóis (na Flórida, na Georgia e na Califórnia), dos franceses (em Louisiana, no Alabama, em Arkansas, em Illinois e em Michigan) no século XVIII. Já no século XX o catolicismo foi fortalecido com a chegada de imigrantes italianos e irlandeses.


A Itália, na qual está presente o coração da Igreja, o Vaticano, possui cerca de 50,5 milhões católicos -  98 % da população -, e situa-se no quinto posto. O país possui um amplo património histórico e artístico do Cristianismo com valores e significados inestimáveis.

Em sexto lugar está a França, com 44 milhões de católicos (73 % da população). O país já foi apelidado de «menina querida da Igreja».

O sétimo país com mais católicos é a Colômbia: são 36 milhões, e representam 90 % da população. A Igreja Católica chegou ao país no ano de 1508, e a primeira diocese foi instalada ali no ano de 1534.

A Polónia está em oitavo lugar na lista. Os 33 milhões de católicos representam 85,5 % da população. Os polacos são os católicos com mais Bíblias por pessoa e lideram também no desejo de terem filhos padres e filhas freiras.


Na nona posição está a Espanha, com 32 milhões de católicos. Todavia, apesar da maioria da população se afirmar católica, estima-se que apenas 15 % pratica a fé.

Neste top 10, conclui a lista a República Democrática do Congo, que possui 28 milhões de católicos (50 % da população). A Igreja Católica além de atuar como mediadora de conflitos, tem ajudado o país na construção de escolas e hospitais.

Comentários