A vida muda quando começamos a perder peso - eis 14 benefícios

Emagrecer não é apenas uma questão de estética, mas sim de saúde, não só do corpo, mas também da mente. Se quando engordamos, acontecem diversas reações no organismo que causam doenças, do mesmo modo, quando emagrecemos diversas reações acontecem trazendo benefícios. 

1. O nível de energia aumenta
Quanto menos peso o nosso corpo tiver, mais energia economizará para fazer outras atividades mais importantes. A perda de peso melhora a eficiência do oxigénio, gerando mais fôlego para subir escadas e praticar atividade física, por exemplo. Mais leves sentimos-nos mais enérgicos!

2. Pele saudável
Alimentação e dermatologia interligam-se. O que se come beneficia a pele ou adoece-a, nomeadamente favorecendo o aparecimento de acnes, espinhas, psoríase e outras doenças cutâneas. A alimentação saudável também promove o bom aspecto de cabelos e unhas.

3. Diminui a pressão nos joelhos
Essa é uma mudança óbvia. A regra é: perder um quilo de peso corporal reduz até quatro quilos de pressão nas articulações dos joelhos e reduz o risco de desenvolver artrite.

4. Melhora a resistência às alergias
O excesso de peso sobrecarrega o sistema respiratório. Ao emagrecer, as vias respiratórias ficam mais limpas, amenizando sintomas alérgicos.

5. Pés menores
Quando emagrecemos, perdemos gordura em todo o corpo, inclusive nos pés. Os pés não encolhem, apenas deixam de ser gordinhos.

6. Sensibilidade ao frio
Quando emagrecemos, perdemos a camada de gordura “isolante” que cobre nosso corpo e também  a taxa metabólica diminui. Com isso, o corpo reage mais ativamente, para conservar o máximo de energia possível.

7. Alterações no ciclo menstrual
Estudos revelam que os níveis hormonais estão ligados ao peso corporal. Portanto, quando perdemos peso o sistema endócrino tenta fazer alguns ajustes e ocorrem alterações nos níveis de estrogénio e testosterona que podem resultar em irregularidade no ciclo menstrual.

8. Menos dores de cabeça
As células de gordura aumentam a quantidade de inflamações no corpo, as quais podem causar enxaqueca. Qualquer tipo de inflamação está fortemente ligada ao excesso de gordura corporal, principalmente ao redor do abdómen. Portanto, perder de 5 a 10% do peso extra, reduz as inflamações e diminui também o risco de desenvolver doenças mais graves como cancro, artrite e Alzheimer, entre outras.

9. Aumenta o apetite
Ao perder peso, os níveis de leptina são reduzidos. Esta hormona é libertada pelas células de gordura e envia sinais ao cérebro para avisar que estamos satisfeitos. O aumento de apetite ocorre porque o corpo tenta normalizar os níveis de leptina a todo custo. No entanto esses desejos desaparecem quando o corpo se acostuma ao novo estilo de vida.

10. Evita a apneia e o ressonar
A perda de peso diminui o volume em torno do pescoço, o qual bloqueia as vias aéreas superiores, agravando sintomas de apneia do sono e o ressonar. Consequentemente, as noites de sono ficam mais tranquilas e sem interrupções, melhorando a qualidade de vida e auxiliando ainda mais na perda de peso.

11. Diminui o risco de diabetes
O corpo precisa de insulina para absorver o açúcar do sangue e convertê-lo em energia. Por isso, emagrecer melhora a sensibilidade à insulina fazendo com que a quantidade de açúcar no sangue seja devidamente absorvida e vá para dentro das células.

12. Diminui a pressão sanguínea e evita problemas cardíacos
O excesso de peso faz com que o corpo tenha que trabalhar mais para bombear o sangue, danificando os vasos sanguíneos e enrijecendo as artérias. Ao perder peso, a pressão sanguínea se normaliza, a demanda por oxigénio diminui e a saúde do coração agradece.

13. Melhora o humor
Todas essas mudanças citadas anteriormente, inclusive a questão do sono, influenciam também a saúde mental: perder peso melhora não só a auto-estima, mas proporciona qualidade de vida, mais leveza e bem estar.

14. Melhora a memória
Melhor oxigenado, o cérebro torna-se mais ativo para armazenar novas memórias e precisa de menos recursos para recuperar as informações necessárias.

Eliane A Oliveira, https://www.greenme.com.br


Comentários