O principal motivo que afasta os jovens da Igreja «é a falta de testemunho dos cristãos, dos padres, dos bispos...», diz o Papa Francisco

Pergunta de Javier Martínez-Brocal: «Falou com tantas pessoas e tantos jovens. E também com jovens que se afastam da Igreja. Quais são os motivos que os afastam?»
São muitos. Alguns são pessoais, mas o mais geral – penso que o primeiro – é a falta de testemunho dos cristãos, dos padres, dos bispos. Não digo dos papas… seria demais [riem], mas acontece também. A falta de testemunho. Se um pastor se comporta como o empresário ou o organizador dum plano pastoral, se um pastor não está próximo do povo, este pastor não dá o testemunho de pastor; o pastor deve estar com as pessoas: pastor e rebanho – digamo-lo nestes termos. O pastor deve estar à frente do rebanho para indicar o caminho; no meio do rebanho para «odorar» as labutas das pessoas e compreender o que elas sentem, de que precisam, como sentem; e atrás do rebanho para guardar a retaguarda. Mas, se o pastor não vive com paixão, as pessoas sentem-se abandonadas ou provam uma certa sensação de desprezo, sentem-se órfãs e, onde há orfandade...

Destaquei os pastores, mas também os cristãos, os católicos hipócritas, que vão à missa todos os domingos mas, depois, não pagam aos operários o décimo terceiro mês, não pagam os direitos, exploram as pessoas e, em seguida, vão para as Caraíbas, e não só al papers [para negócios], mas para fazer férias, com a exploração das pessoas... «Oh não! Eu sou católico, vou todos os domingos à Missa…» Mas, se fazes isso, dás um contratestemunho e isto é, na minha opinião, o que mais afasta as pessoas da Igreja.

Mesmo os leigos, todos... Assim, não digas que és católico se não deres testemunho. Diz: Sou de educação católica, mas sou tíbio, sou mundano… Peço desculpa! Não olheis para mim como modelo. É isto que se deve dizer. Eu tenho medo dos católicos que se julgam perfeitos. Mas isto não é novo na história: sucedia o mesmo, no tempo de Jesus, com os doutores da lei: «Eu te agradeço, Senhor, porque não sou como aquele pobre pecador.» Está mal! Esta é a falta de testemunho. Há outros motivos; às vezes, dificuldades pessoais… Mas isto é o mais geral.

Comentários