Sete hábitos de catequistas altamente eficazes

Joe Paprocki, no livro
The Catechist's Toolbox: How to Thrive as a Religious Education Teacher, («A caixa de ferramentas do catequista: como prosperar comor professor de educação religiosa») diz que estes sete grandes hábitos devem ser desenvolvidos e mantidos por todo catequista.
1. Formação contínua
Nunca parar de aprender e crescer na fé.

2. Planeamento e preparação
Preparar as sessões de catequese em oração, com a Bíblia e os catecismos, e habilitando-se tecnicamente com ciências sociais, inspirando-se ou colhendo apoios de paróquias vizinhas e, muito importante para as novas gerações, com testemunho pessoal, de modo que os catequizandos encontrem pontos em que se possam identificar.

3. Cria um ambiente de aprendizagem
Despertar curiosidade, motivar para querer explorar os temas na Bíblia, nos livros com reflexão teológica apropriados para a sua idade, nos textos e na vida dos santos, nas práticas dos mesmos temas em outros povos e culturas onde a Igreja está, e a expressar as suas dúvidas e a contribuir com o seu pensamento novo.

4. Usa atividades de compromisso pessoal
Mais do que dinâmicas lúdicas, fazer teatros acerca de valores humanos e cristãos; promover visitas a pessoas, lares, associações, empresas, conventos, mosteiros, grupos juvenis (incluindo não crentes).

5. Manter disciplina
Estabelecer regras, limites e consequências claras: assiduidade, perseverança, participação ativa, por exemplo, devem ser elogiadas e deve ser explicado como as faltas prejudicam; 
ensinar a criança a respeitar - pela pratica das boas maneiras, não só os adultos, mas todos os que a rodeiam.
Usar mais o «sim» do que o «não», ou seja, trocar o “não deves” por “deves”.
Descobrir as causas da indisciplina e procurar ajuda, e se necessário, até a profissional.

6. Dar prioridade à oração, ao encontro pessoal com Deus
E não estabelecer períodos limitados de oração, mas criar um clima de oração em toda a ação catequética. Isso motivará a oração espontânea de qualquer elemento do grupo.

7. Presença positiva
Utilizar as habilidades de comando para estimular a participação de cada um segundo as suas características e talentos, e em particular dos que tendem a ficar mais esquecidos.

Comentários