Sabias que Jesus Cristo tem três desejos para ti e para cada um de nós?

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 23-29): «Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra."»

1. O que quer dizer «Deus fará morada em nós»?
Segundo Santo Inácio de Loyola, nos seus escritos dos Exercícios Espirituais, «Deus habita nas criaturas: nos elementos, dando o ser; nas plantas, dando a vida vegetativa; nos animais, dando a vida sensitiva; nas pessoas, dando-nos o ser, o viver, o sentir e o entender. E também fazendo de nós o seu templo” (EE. 235).

2. Os três desejos de Jesus
Jesus despede-Se dos seus discípulos, porque vai voltar para o Pai. Ele vê-os tristes e acobardados. Todos sabem que vão viver as últimas horas com o seu Mestre. O que vai acontecer quando Ele lhes faltar? A quem acudirão? Quem os defenderá? 

Então, Jesus quer infundir-lhes ânimo, mostrando-lhes os seus últimos desejos.

O primeiro desejo de Jesus: «Quem me ama permanecerá fiel às minhas palavras... Quem não me ama não guarda minhas palavras» (Jo 14, 23-24). Ele deseja que não se perca a sua mensagem. Que não esqueçamos a sua Boa Nova de Deus. Que os seus seguidores mantenhamos sempre viva a memória do projeto do Pai, acerca do qual ouvimos e lemos o que Ele disse e os relatos das obras que praticou.

2.1 - Depois de vinte séculos, o que fizemos do Evangelho de Jesus? Acolhemo-lo no  coração ou vamos esquecendo-o?Guardamo-lo fielmente ou vamos manipulando-o a partir dos nossos próprios interesses? Apresentamo-lo com autenticidade ou escondemo-lo com as nossas doutrinas ou os nossos medos e cobardias?

O segundo desejo de Jesus: «O Pai vos enviará, em meu nome, um Defensor.» Jesus não quer que fiquemos órfãos, nem que, erradamente, sintamos a sua ausência. O Pai envia o Espírito SantoO Espírito nos ensinará a compreender melhor tudo o que Jesus ensinou e a pô-lo em prática.

2.2 - Depois de vinte séculos, que espírito reina entre nós cristãos? Deixamo-nos guiar pelo Espírito de Deus? Poderíamos dizer como Jesus em Nazaré: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, proclamar um ano favorável da parte do Senhor» (Lc 4, 18-19)? Sabemos atualizar a sua Boa Nova? Vivemos atentos aos que sofrem? Para onde nos impulsiona hoje o seu alento renovador?

O terceiro desejo de Jesus: «Dou-vos a minha paz.» Ele Quer que vivamos com a mesma paz que vimos Nele, fruto da sua íntima união com o Pai. Não é a paz que o mundo nos pode oferecer.

2.3 - Depois de vinte séculos, porque temos tanto receio diante da sociedade moderna? O mundo quer uma paz sem provações. Os cristãos encontramos paz quando servimos aos outros e somos pacificadores. Há muitas pessoas que têm fome do Evangelho de Jesus.

Comentários