«Eu sou da geração que cresceu a ouvir os adultos a perguntar “já tens namorado?”.
Os meninos, então, ouviam coisas como “tens de namorar com elas todas”.
Sinceramente, não consigo entender a lógica dessas frases. Adultos a incentivar que crianças comecem a desenvolver interesse por namorar.
Agora que tenho filhos pequenos, já ouvi algumas pessoas fazer-lhes essas mesmas perguntas. E realmente não entendo o porquê.
As crianças não precisam de namorar. Não precisam nem de brincar aos namoros. As crianças estão na fase de brincar. O tempo delas deve ser gasto com brincadeiras saudáveis com outras crianças. Elas não precisam de olhar para um amigo ou uma amiga e pensar que vai ser seu/sua namorado(a). Elas nem entendem de verdade o que realmente significa namorar com alguém.
A impressão que os adultos passam é que querem sempre que as crianças saltem etapas. Não conseguem respeitar o fluxo natural da vida de uma criança. É preciso fazerem piadas. É preciso encontrarem um motivo para rir da criança.
Os adultos não devem incentivar as crianças a terem interesses que não sejam de amizade com os amigos. Os adultos não devem induzir uma relação precoce entre crianças.
Os adultos têm o dever de cuidar e zelar pelas crianças. Sem brincadeiras que não sejam pertinentes para idade de cada uma.
É preciso entender que não é só uma brincadeirinha, que é extremamente desnecessário e algumas vezes pode trazer malefícios às crianças.
As crianças brincam, não namoram! Cada coisa no seu tempo! Respeitemos as fases da criança!»
Publicado em http://partilhado.pt

Comentários
Enviar um comentário