Porque se relaciona cristãos com paróquias?


Todos os meses o Papa Francisco prepara um vídeo a convidar os crentes a rezar pelas suas intenções. Podes ver e acompanhar em https://thepopevideo.org. Num deles, diz: «As paróquias têm de estar em contacto com as famílias. Têm de ser casas onde a porta esteja sempre aberta para sair ao encontro dos outros. Trata-se de abrir as portas e deixar que Jesus saia com toda a alegria da sua mensagem. Peçamos pelas nossas paróquias, para que não sejam escritórios, mas que, animadas por um espírito missionário, sejam lugares de transmissão da fé e testemunho da caridade.»

O que é a paróquia?
A palavra «paróquia» vem do grego paroikía, que significa «casa ao lado», «morar perto». Todavia, a sua origem é ainda mais profunda, pois está relacionada com o termo paroikos, que significa «estrangeiro», «peregrino numa terra que não é a sua».
Neste contexto, entendem-se muito bem as palavras do Papa Francisco e por que razão os cristãos dizem que são de uma paróquia: o cristão é um peregrino que viaja rumo à pátria celeste, e que, acolhido numa paróquia, ou seja, numa «casa ao lado», «morando perto dos outros crentes», vai partilhando essa viagem, seja com Jesus Cristo, o anfitrião principal da paróquia, seja com os seus irmãos na fé e com os demais vizinhos!

Curiosidade
Sabias que as palavras «freguês» e «freguesia» também vêm do latim e significam «filhos da Igreja», que era como os sacerdotes se dirigiam aos fiéis?

Fernando Félix, em revista AUDÁCIA

Comentários