Probo Vaccarini, padre depois de viúvo, tem quatro filhos que também são padres

Na foto, o padre Probo Vaccarini, rodeado dos filhos (incluindo os quatro filhos padres) e restante família, na festa dos seus 100 anos.

Probo Vaccarini, o padre mais velho da Itália, completou 100 anos no passado dia 4 de junho e a sua diocese celebrou uma missa de acção de graças para aquela data especial.

Com uma vida repleta, o atual pároco de San Martino (Venti, diocese de Rimini), casou e teve sete filhos. Depois de enviuvar, tornou-se padre. A vocação foi seguida (ou antecipada) por quatro dos seus filhos, que concelebraram com ele na missa.

Nascido em 1919, Probo Vaccarini viveu na Rússia durante a II Guerra Mundial. Quando regressou a Itália conheceu pessoalmente o padre Pio de Pietrelcina, que o aconselhou a casar e ter uma família numerosa. Durante 18 anos, Probo esteve casado com Anna Maria Vannucci, mãe dos seus sete filhos. Em 1970, com 51 anos, ficou viúvo.

A partir daí, Vaccarini passou a dedicar-se de forma mais intensa ao trabalho na Igreja, tornando-se acólito e depois diácono permanente. Depois de três dos seus filhos serem ordenados, ele próprio se decidiu pelo presbiterado, em 1988.

“Estou apaixonado pelo Senhor, ninguém me empurrou, foi algo que senti, pedi e me foi concedido”, afirmou ao Vatican News.

Uma das três filhas do padre Vaccarini também se tornou leiga consagrada. O filho e igualmente padre Giuseppe testemunha que o pai sempre lhes transmitiu “a paixão pelo Senhor e pela nossa mãe, Maria, vivendo a vida cristã com entusiasmo e em dedicação plena, sem reservas“.

O bispo de Rimini, Francesco Lambiasi, caracteriza este percurso como “a contribuição de uma vida humana, plenamente humana porque é cristã”. Ao Vatican News, o bispo sublinha o seu efeito contagiante para toda a Igreja.

Nota: Segundo o Código de Direito Canónico
Podem ser sacerdotes os homens que:
- Tenham recebido o sacramento da confirmação (CDC 1033).
- Que se tenham comprometido ao seu bispo, por declaração escrita e assinada por próprio punho, dizendo que querem dedicar-se de modo perpétuo ao ministério sacerdotal (CDC 1037).
- Que tenham comprovado ao seu bispo que não têm outras responsabilidades que atentem contra a dita petição (CDC 1038).

Alguém solteiro, sem filhos pode cumprir estes requisitos facilmente. No entanto, também o cumprem aqueles que ficaram viúvos, e que todos os seus filhos sejam adultos e não dependam do pai.

Reportagem acerca do padre Probo Vaccarini pela Padre Pio TV:
 

Fonte: ReligionDigital
Tradução e edição Hugo Silva, https://setemargens.com

Comentários