No presépio, cada figura tem a sua missão. Nós podemos perguntar: «Qual é o meu papel neste Natal?»
Menino Jesus
Em Jesus, Deus torna-Se visível e comunica connosco do modo que podemos entender totalmente, por meio de palavras, gestos, sentimentos e emoções.
Maria de Nazaré
É a Mãe de Jesus, o Salvador. Ela diz a Deus «Faça-se em mim segundo a Tua Palavra». É exemplo de docilidade a Deus, que pede para nascer no nosso coração.
José
É o pai adotivo de Jesus. O seu modo de ser pai dá ao filho a confiança de chamar a Deus «paizinho». Ele desperta em Jesus a curiosidade pela vida no campo (conhecimento muito útil quando fala em parábolas) e ensina-Lhe a arte da carpintaria.
O burro e a vaca
Representam a Natureza ao serviço de Deus e das pessoas.
Pastores
São os primeiros a saber do nascimento de Jesus. Sendo desprezados no seu tempo, é significativo que Deus lhes comunique, por meio de anjos, onde encontrar o Salvador. Eles acreditam, vão à gruta e são missionários de Jesus, anunciando o que viram.
Os anjos
Representam o Céu que celebra o nascimento de Jesus. Um deles comunica a boa notícia «Hoje nasceu o Salvador» e os demais unem-se no canto de alegria: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados.»
Estrela
Simboliza a luz de Deus que guia as pessoas ao encontro do Salvador. Representa a necessidade de estudar os sinais do agir de Deus. Os Reis Magos seguiram-na, porque estudaram o seu significado: anunciava o nascimento do Salvador do mundo.
Reis Magos
Belchior, Gaspar e Baltasar eram homens sábios. Conheciam astronomia, medicina e matemática. Eles representam a ciência que ajuda a encontrar Deus.
Ouro, incenso e mirra
O ouro era um presente dado aos reis.
O incenso é usado no culto. Assim como o seu fumo sobe ao céu, assim se quer que as ofertas cheguem a Deus.
A mirra era usada nos cadáveres. Simboliza o sofrimento, a morte e a eternidade.
E eu?
O dia 25 de dezembro é a meta de um objetivo específico para a quadra natalícia.
Estabeleci um plano com pequenos gestos diários ou semanais, feitos sempre com a certeza de ter Deus como companheiro.
E no Natal haverá grande alegria, em mim, com os meus amigos e familiares e com Deus.
Fernando Félix, Audácia, dezembro 2016

Comentários
Enviar um comentário