O diálogo ecuménico “não é apenas uma troca de ideias. De algum modo, é sempre um intercâmbio de dons"
Foram apresentados em Roma, na sede da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, os dois primeiros livros da nova coleção ecuménica da Livraria Editora Vaticana (LEV).
O diálogo ecuménico “não é apenas uma troca de ideias. De algum modo, é sempre um intercâmbio de dons”, assim escrevia São João Paulo II na sua Carta Encíclica Ut Unum Sint, de 1995.
“Intercâmbio de dons” é o título escolhido pela Livraria Editora Vaticana para a original coleção de textos do Papa Francisco, com um escrito inédito e o prefácio de líderes de outras Igrejas e Comunidades eclesiais cristãs.
«O fio condutor é o ecumenismo dos fiéis»
Andrea Tornielli, diretor editorial do Dicastério para a Comunicação, destacou que o fio condutor que une os dois primeiros volumes da coleção Nossa Terra Mãe. Uma leitura cristã do desafio do ambiente, com prefácio do Patriarca Ecuménico de Constantinopla Bartolomeu I e A oração. Respiro de uma nova vida, com o prefácio do Patriarca de Moscovo Kirill, é o ecumenismo dos fiéis. «O ecumenismo prático» que se manifesta nas iniciativas comuns dos cristãos para a salvaguarda da Criação, cuja destruição é um pecado, sublinha Bartolomeu I, e na oração comum já presente na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Nossa Terra Mãe, leitura cristã do desafio do ambiente
“Nossa Terra Mãe, leitura cristã do desafio do ambiente” é o primeiro volume editado pela LEV com certificados que comprovam a correta gestão florestal e a origem dos produtos derivados. Reúne frases, textos, discursos e homilias do Papa Francisco sobre o tema da proteção da criação e sobre a promoção de uma vida digna para todo homem. No prefácio Bartolomeu I, Patriarca Ecuménico de Constantinopla, evidencia a ligação existente entre o diálogo ecuménico e o cuidado do ambiente. “Junto com o ecumenismo do diálogo entre as várias confissões cristãs e o ecumenismo do martírio partilhado pelas vítimas da discriminação e das violências religiosas – escreve o Patriarca – há o ecumenismo do ambiente que enfrenta as mudanças climáticas globais e traz consigo implicações e consequências de grandes dimensões para todo o nosso planeta e os seus habitantes”.
O texto inédito do Papa Francisco
O texto inédito do Papa Francisco, “Uma grande esperança”, é um convite a “rever nossos estilos de vida, os nossos critérios de julgamento, os valores nos quais fundamentamos nossas escolhas”. O Pontífice que considera a ecologia como “a ecologia do homem e de toda a criatura, não só uma parte dela”, propõe um caminho centralizado em quatro palavras: “dom, arrependimento, oferta, fraternidade”, que indicam também um percurso “de cura da necessidade de posse, do poder, do abuso na direção da partilha, colaboração e respeito”.
A oração. Respiro de uma nova vida
O livro “A oração. Respiro de uma nova vida”, tem o prefácio escrito pelo Patriarca de Moscovo Kirill. A oração, recorda Kirill, “une o homem com os outros, com seus irmãos e irmãs na fé, pelos quais eleva aos céus as suas súplicas”. O texto inédito, “Respiro de uma nova vida”, é um convite a rezar ininterruptamente. Francisco oferece muitas imagens ligadas à oração e aos momentos nos quais se reza. A mais sugestiva é uma comparação com o respiro: “Nem sempre temos consciência de respirar, mas não se pode deixar de respirar”.
Edições em 10 línguas
Depois do lançamento em italiano e francês, os dois livros estão a ser publicados em português, inglês, espanhol alemão, chinês, polaco, romeno e húngaro.
Fonte: https://www.vaticannews.va
Comentários
Enviar um comentário